Em 12/07/2007 às 17h45
Já dizia Vinícius de Morais que a beleza é fundamental e, diante de uma sociedade competitiva como a nossa - que preza pela boa apresentação principalmente em atividades de atendimento ao
público -, muitas pessoas já tomaram consciência da importância das palavras do poeta. Some-se a essa necessidade a busca de auto-estima, a facilidade e a rapidez para a mudança de visual na atualidade.
Para auxiliar os profissionais da beleza no aprimoramento de suas técnicas e na capacitação, a Distribuidora New Fashion, com sede em Muriaé, tem oferecido diversos cursos na área. O último deles, encerrado na segunda-feira (10), foi o “Curso de Colorimetria”, ministrado pela professora Conceição Admiranda, formada pelo Senac e, atualmente, atuando na L´Oreal.
Oferecido pela primeira vez em Muriaé, o “Curso de Colorimetria” atraiu 12 alunos. “Houve uma excelente aceitação e estamos formando dez profissionais; os outros dois precisaram parar devido a problemas pessoais.
osso objetivo foi realizar um curso para cabeleireiros que já atuam na profissão e necessitam de aprimoramento para suas técnicas - partindo do básico que é o conhecimento capilar até às técnicas mais profundas”, explicou o Diretor Comercial da New Fashion, Luiz Carlos Bonafé.
Com visão empreendedora, os cursos da New Fashion almejam à formação do profissional e não à aquisição de produtos da marca, como explica Bonafé: “Não há exigência de que o profissional venha a utilizar o que distribuímos. Queremos é preparar nossos alunos para que os consumidores finais, que são clientes dos salões de beleza, não busquem outras cidades para fazer seus trabalhos e necessidades capilares. O objetivo é fazer com que a cidade ofereça profissionais competentes e qualificados para isso. Fizemos um trabalho de campo e notamos certa necessidade disso, no que tange às novas técnicas que existem no mercado – reflexos invertidos, mechas, mudanças de cor, etc. Nosso objetivo é preparar o cabeleireiro. Óbvio que existe um cunho comercial no final disso, já que o profissional vai escolher os produtos que achar melhor e é aí que entra a New Fashion com sua força comercial; mas a parte técnica é realmente trazer uma fonte de aprimoramento para os cabeleireiros para que eles não tenham que se deslocar de Muriaé em busca dos grandes centros para fazer cursos”.
Os cursos da New Color não são de formação, mas de aprimoramento profissional, ou seja, voltado para pessoas que já atuam no mercado de beleza e desejam aprender novas técnicas. É uma tentativa da marca de capacitar o atendimento e contribuir com respostas positivas para a alta demanda de profissionais competentes.
Novos projetos já estão agendados para os próximos meses. No dia 16 de julho a New Fashion traz uma palestra com o presidente do Sindicato dos Cabeleireiros de Juiz de Fora e Zona da Mata, Wagner Roberto Gomes, que irá falar sobre administração de salões, formação de preço, custo/benefício e fidelização de clientes.
A partir do dia 23, com duração de quatro semanas, acontece o “Curso de Penteado e Maquilagem”, que será ministrado – como o de Colorimetria – pela professora Conceição Admiranda. Nos dias 19 e 20 de agosto, o cabeleireiro Wagner Roberto Gomes retorna à cidade para o “Curso de Corte”, quando irá mostrar as novas técnicas aprendidas durante as aulas de atualização e reciclagem na Academia Tony Gare, em São Paulo. “A nossa previsão é de oferecer cursos até agosto, depois se torna difícil devido à demanda de final de ano”, explica Bonafé.
A necessidade de aprimoramento no mercado foi detectada pela técnica Vera Bonafé. Cabeleireira, já tendo atuado no mercado por algum tempo, Vera tem formação em colorimetria e química de relaxamento e trabalha, atualmente, no Centro Técnico do Escritório da New Fashion – Sede Muriaé. A manutenção dos centros técnicos e um grande investimento da New Fashion, também aplicado no escritório de Juiz de Fora e em vias de implantação no novo escritório de vendas de Belo Horizonte.
”O objetivo da New Fashion não é simplesmente vender o produto para o cliente, distribuir e virar as costas, deixando o cabeleireiro se virar. Nós temos a preocupação de levar ao cliente um produto que ele saiba utilizar e do qual obtenha lucros, porque não nos interessa vender apenas uma vez para ele, mas, sim, nos tornarmos distribuidores habituais do salão e, para isso, temos que cuidar da capacitação técnica desses profissionais. Prova disso é que a New Fashion não tem vendedores, mas consultores técnicos. Nesse curso, por exemplo, todos os consultores da região estiveram presentes, para que possam chegar ao profissional e usar termos do mesmo nível de conhecimento, dar orientação e fazer a ponte do profissional com a empresa”, finalizou o Diretor Comercial da New Fashion, Luiz Carlos Bonafé.