Gazeta de Muriaé
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Em 05/10/2012 às 10h24

Entrevista: Sérgio Cambraia

"Hoje a Estética do sorriso tem uma importância maior que há uns anos atrás"

Entrevista Sérgio Cambraia

 

O Dia Mundial do Dentista, lembrado à data de 3 de outubro, marca a data do profissional que cuida da saúde bucal. Os dentistas são profissionais capacitados para tratar das gengivas, da boca, dos ossos da face e dos dentes, e é sempre  importante lembrar que a visita a esses profissionais deve ser periódica, de seis em seis meses, a fim de cuidar da integridade e higiene dos dentes, fazendo limpeza e profilaxia.

Sérgio Cambraia nasceu em Belo Horizonte e é descendente de dentistas de Muriaé, sua mãe Ilvelane Passos Cambraia e seu avô e xará, Sérgio Cambraia; cursou odontologia na Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, e se especializou em ortodontia pela ABO. Tem hoje seu consultório instalado na Rua São Pedro, n156, s15.

 

Gazeta de Muriaé  -  Como surgiu o interesse por essa área?

Cambraia -  Tenho muitos exemplos de dentistas na família. Alguns primos, tios, minha irmã, Amália Cambraia; e meu avô, Sérgio Cambraia e minha mãe, Ilvelane, mais diretamente. É uma área que engloba muitos assuntos que sempre tive interesse, como escultura, trabalhos manuais, estética e arte.

 

GM -  Somente no Brasil, já são mais 200 mil dentistas em atividade, a concorrência é grande?

Cambraia -  Acredito que um profissional qualificado sempre terá seu lugar no mercado de trabalho. Busco sempre estar em dia com as tendências e técnicas mais modernas da Odontologia, para oferecer um diferencial aos meus clientes.

 

GM - O grande número de profissionais já reflete no acesso de boa parte da população aos serviços odontológicos?

Cambraia - Simultaneamente ao aumento do numero de profissionais no mercado, surgiu também a consciência por parte das pessoas da necessidade de cuidados especializados com a saúde oral. E assim, há uma busca maior por este serviço, antes desconsiderado por uma camada da população. Hoje a Estética do sorriso tem uma importância maior que há uns anos atrás.

 

GM - Qual a sua visão da ortodontia e suas possibilidades de tratamento hoje? E o que

espera no futuro?

Cambraia - A ortodontia é uma das áreas da Odontologia que mais evoluíram nos últimos anos. A evolução aponta para um tratamento o mais discreto possível. É possível hoje um tratamento com mais conforto e mais estética. Aparelhos linguais (colados atrás do dente), braquetes cerâmicos (branco), e tratamento com placas transparentes são hoje acessíveis. Algumas dessas técnicas ainda apresentam um custo maior, mas já trabalho com elas, pois acredito que este é o futuro.

 

 

GM  - A estética no trabalho odontológico cresceu muito nos últimos anos, como essa evolução ajuda no tratamento dos dentes?

Cambraia - Como profissional da Odontologia minha preocupação é oferecer para meus clientes soluções para os problemas orais que apresentam. A Estética está presente em todas as etapas do tratamento odontológico que ofereço. Um sorriso harmonioso, hoje sabemos, tem influência na saúde física e emocional do ser humano, interferindo na sua auto estima e desempenho social.

 

 

GM - O que você mudaria no aspecto da profissão?

Cambraia -  Vejo com bons olhos o desempenho da Odontologia em nosso País. Temos evoluído a nível de Primeiro Mundo. Ainda não erradicamos a Carie, mas temos um desenvolvimento científico importante no cenário mundial. Somos respeitados como profissionais da Odontologia, temos grandes nomes dentro das Universidades. O custo financeiro do nosso trabalho complica a socialização do Serviço Odontológico do modo como ocorreu com o Serviço Médico, mas soluções novas certamente vão abrir oportunidades para todos acessarem o Dentista.

 

GM - Como a Odontologia vem sendo tratada pelos órgãos públicos no tratamento da

população?

Cambraia - São muitos os programas oferecidos pelo Serviço Público para atendimento da população carente. Aqui na nossa cidade mesmo, temos uma atenção básica de boa qualidade, inclusive com varias equipes de PSF e um Centro Especializado de odontologia. Prevenção é fundamental na atenção Odontológica, e isso o Serviço Público oferece à todos. Já tratamentos especializados e com ênfase em Estética fogem dos objetivos deste atendimento básico.

 

GM - O brasileiro, de forma geral, já pensa no tratamento preventivo de doenças da boca,

ou ainda precisa se conscientizar?

Cambraia - A busca pela prevenção é muito importante na odontologia e tem aumentado bastante, mas ainda há muito que evoluir. Apesar de ser de interesse da população como um todo, pouco se vê em grandes veículos de comunicação.

 

 

GM - A Ortodontia é uma especialidade odontológica que corrige a posição dos dentes e dos ossos maxilares posicionados de forma inadequada. A falta de correção dos dentes pode ocasionar quais problemas a uma pessoa?

 

Cambraia - A arcada dentária possui um sistema de equilíbrio de forças onde cada dente possui uma função e características específicas para exercê-la. Quando o posicionamento dos dentes se altera, a função pode se alterar, sobrecarregando o elemento de alguma forma. Pode ocorrer perda de suporte ósseo, desgaste prematuro dos dentes, dificuldade de higienização levando a mau hálito, cáries e acumulo de tártaro (favorecendo a doença periodontal), dores de cabeça, dificuldade na alimentação, sensibilidade, entre outros.

 

GM - A prevenção ainda é o melhor tratamento, para um futuro bucal saudável?

Cambraia - Ainda temos uma prevalência alta em se tratando da doença Carie. É preciso também estar atento ao aparecimento de lesões de mucosa, cada dia mais encontradas.  A prevenção minimiza os danos de possíveis problemas. Com o aumento da expectativa de vida, é importante visitar regularmente o dentista, cuidar corretamente da higiene oral para contar com um belo sorriso durante toda a vida.

Autor: Gazeta de Muriaé

Fonte: Gazeta de Muriaé



Gazeta de Muriaé
HPMAIS