Em 01/10/2012 às 14h02
No mesmo ano foi criado o Estatuto do Idoso para garantir que seus direitos sejam respeitados, como por exemplo, adquirir medicamentos gratuitos nos postos de saúde, prioridade nas filas, isenção de transporte público, descontos em atividades culturais, esporte e lazer, entre outros.
"Promover a saúde do idoso é proporcionar seu bem estar físico, mental e social", afirma Regina de Moraes, presidente do Projeto Velho Amigo. Para ela o lema:
"Apoie, respeite e valorize" é o que melhor define os objetivos da data e do projeto. "Todos nós temos a missão de contribuir para a cultura de inclusão do idoso, assegurando seus direitos e valorizando a sua participação na sociedade. É fundamental que o dia 1º de outubro seja conhecido, respeitado e comemorado pela população em geral", completa.
Segundo dados do IBGE nos últimos 50 anos o percentual de idosos no Brasil mais que dobrou. Em 1960 cerca de 3,3 milhões tinham mais de 60 anos o que representava 4,7% da população; em 2010 eram 20,5 milhões ou 8,5% da população.