Gazeta de Muriaé
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Em 26/09/2012 às 15h06

Apenas um candidato comparece a debate para eleições 2012

O debate de candidatos a prefeito de Muriaé, organizado pela Igreja Católica, com apoio da comunidade evangélica, realizado na noite de terça-feira (25), no Centro de Formação e Ascensão Social (Cefas), na Barra, não teve o resultado esperado, devido a falta de dois candidatos a Prefeitura de Muriaé.  A confrontação de opinições, ideais e projetos para Muriaé não acontceu, já  que apenas o canditado Grego, do Partido Democratas e da coligação "Muriaé Merece Respeito", compareceu para participar. Aloísio Aquino (PSDB), da coligação "O Progresso Vai Vencer de Novo", e Carlos Wilson (PMDB) da coligação "Muriaé Pode Mais" não estiveram presentes. Em nota no Facebook oficial da campanha, Carlos Wilson expos as razões pelas quais não compareceu.

De acordo com as regras do debate, perguntas sorteadas e uma de escolha do candidato foram feitas ao candidato presente, que teve então três minutos para responder. Após a primeira resposta, poderia ser questionado em réplica, que não ocorreu, pela falta de adversários no debate. Pode então fazer a tréplica, de dois minutos, sobre o tema abordado.

O candidato que compareceu também teve direito de apresentar os questionamentos e colocações que faria a seus adversários, caso eles estivessem presentes. Padre Silas, da paróquia do bairro do Porto, falou em nome da Igreja Católica, destacando a importância do evento no processo eleitoral, com objetivo de auxiliar os eleitores em suas escolhas, e da isenção de lados para a formação do debate.


Comunicados dos candidatos ausentes ao debate
:

Aloysio Aquino

A coligação O Progresso Vai Vencer de Novo informa que o não comparecimento do candidato Aloysio Aquino ao debate promovido na noite de terça-feira se deu em razão do cumprimento de sua extensa agenda de atividades de campanha. No mesmo horário, Aloysio e toda a sua caravana estavam em seu encontro popular no bairro Cardoso de Melo, um compromisso que já havia sido marcado com vários dias de antecedência e que, em virtude do apertado calendário nesta reta final da corrida eleitoral, não pôde ser remanejado para outra data.

Informamos ainda que as propostas de Aloysio Aquino e João Ciribelli são sempre apresentadas à população em nossos encontros nos bairros e distritos do município, e também estão disponíveis em nosso site na internet: www.aloysioaquino45.com.br. São propostas feitas especificamente para Muriaé, sem qualquer item copiado de outras localidades do país e comprometidas com o constante desenvolvimento da nossa terra e com uma qualidade de vida cada vez melhor para o nosso povo.

Por fim, salientamos que temos a certeza de que o debate promovido em Muriaé foi organizado e realizado com lisura e profissionalismo, e lamentamos que a reta final desta campanha não tenha nos permitido remanejar as datas da maneira como gostaríamos para participar deste importante momento da história do nosso município.


Carlos Wilson

Carlos Wilson, da coligação Crescimento com Igualdade, confirmou presença no debate com a condição de que só participaria se os três candidatos estivessem presentes. Inclusive notificou via cartório os organizadores de sua aceitação e condição. Recebeu resposta destes, informando que não era necessário realizar uma resposta formal e que os três estariam presentes. Por isso, se preparou, enviou equipe para o local do debate, foi a seu comício no Santana, que já estava agendado há semanas e discursou mais cedo. Informou as centenas de pessoas presentes em seu comício que iria sair antes de seu término para participar do debate, caso seus dois concorrentes fossem ao evento. Como o candidato da situação não foi e seus representantes no local informaram que toda a equipe de produção era na verdade a equipe da Tela Viva, encarregada da produção da campanha do Grego e que o mediador não era Paulo Roberto, da Rádio Muriaé, como estava acordado, mas sim um funcionário da empresa do deputado Lael Varela, que é grande apoiador da campanha do Grego; Carlos Wilson achou por bem, também não comparecer. O candidato entende que um debate para ser legítimo deve ser realizado com a presença de todos e a equipe de produção deve ser totalmente isenta, formada por profissionais não envolvidos direta ou indiretamente em campanha de nenhum dos candidatos.

Autor: Gazeta de Muriaé

Fonte: Gazeta de Muriaé



Gazeta de Muriaé
HPMAIS