Em 17/09/2012 às 17h13
O projeto já começa com a adesão de mais de 300 comerciantes e trabalha como o "Rede de Vizinhos Protegidos", implantado pela PM em alguns bairros da cidade. O evento contou com a presença de diversos PM’s e membros da CDL e empresariado local, bem como do comandante do 47º batalhão da Polícia Militar, tenente coronel Marco Antônio Rodrigues, o presidente da CDL, Gustavo Ferreira de Oliveira e o presidente do Conselho Municipal de Segurança Pública (Comsep) Wolney Rosa.
O comandante Rodrigues ressaltou que a PM "adota melhores ações e critérios na segurança social e que exige atenção e compromisso na busca de melhores resultado sempre". Explicou também que uma patrulha formada por um sargento e um soldado da PM vai atender aos estabelecimentos, com visitas regulares às lojas, inibindo assim a ação de criminosos. "pretende-se melhorar a prevenção criminal no centro da cidade através do monitoramento diário dos problemas, com policias treinados especificamente atuando na busca de soluções com a participação dos comerciantes na construção da cultura de paz e organização do espaço urbano", completou.
Os policiais receberam um telefone celular que vai garantir o contato direto entre comerciantes e PM, uma vez que o número estará à disposição de todos os estabelecimentos parceiros, que são identificados por uma placa do projeto. Pretende-se também a implantação de uma central de monitoramento, na sede da CDL, que vai receber imagens de câmeras instaladas nas lojas, para possibilitar o acompanhamento de toda a movimentação dos comércios, e como são realizados os roubos na cidade. Após a consolidação do projeto, expansões para os demais centros comerciais da cidade também serão planejadas.