Gazeta de Muriaé
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Em 29/06/2007 às 09h45

Credimur apresenta Prog. de Educ. Cooperativista

  Fundada em 1989, a Cooperativa de Crédito Rural de Muriaé Ltda (SICOOB CREDIMUR) vem desenvolvendo, ao longo dos anos, um trabalho atuante, voltado não apenas para o crescimento da comunidade rural, mas para o desenvolvimento de todo o município.

  Para apresentar o Programa de Educação Cooperativista do SICOOB CREDIMINAS, o SICOOB CREDIMUR promoveu na última terça-feira (26) uma reunião no salão do Premium Plaza com presença de membros do Clube de Diretores Lojistas (CDL), produtores rurais, industriais, funcionários das Agências que compõem a Cooperativa da região e lideranças municipais, entre as quais os prefeitos de municípios parceiros - José Alves (Sebastião de Vargem Alegre), Arlindo Alves Figueira (Patrocínio do Muriaé), Cristóvam Rosário da Luz (Rosário da Limeira) e Sérgio Rezende (Mirai). Além do presidente do SICOOB CREDIMUR, Nelson Schachnik, também participaram seus diretores, José Muratori, Estevão Pedrosa, Aroldo Araújo, o gerente Sérgio Pina e o presidente da Câmara de Vereadores de Muriaé, Reverendo Wilson Reis.

  O objetivo do encontro foi discutir a educação cooperativista como fator estratégico para o desenvolvimento da Cooperativa, já que essa etapa do programa se inicia agora, no SICOOB CREDIMUR. “Estamos dando continuidade a um projeto lançado há 30 dias, feito ao lado de funcionários do SICOOB CREDIMUR. Esse encontro visa à integração das comunidades e das lideranças de cada município onde estamos inseridos. Estamos apresentando a eles e às autoridades o programa que vamos trabalhar durante seis meses, apontando os pontos fortes do corporativismo no que diz respeito, principalmente, à permanência do dinheiro no município”, explicou o Gerente de Grandes Negócios do SICOOB CREDIMUR, Sérgio Pina.

  Em sua palestra, o diretor-presidente, Nelson Schachnik, falou sobre as diferenças entre Cooperativa e Banco. Cooperativismo é o instrumento pelo qual a sociedade se organiza, através de ajuda mútua, para resolver diversos problemas relacionados ao seu dia-a-dia. “Nós sabemos que existem, hoje, países desenvolvidos, com um sistema cooperativista muito forte, o que realmente ajudou no desenvolvimento das comunidades. É isso o que queremos para o nosso país, onde o cooperativismo ainda é muito novo, comparado a países da Europa, Estados Unidos e Canadá”, ressaltou Schachnik.

  Um dos grandes destaques do sistema é o fato de as Cooperativas serem compostas por associados que desempenham, ao mesmo tempo, o papel de proprietários e de usuários dos produtos e serviços por elas oferecidos. Esta prerrogativa gera um alto grau de fidelidade e integração dos profissionais envolvidos com a entidade. No entanto, a maior vantagem é a permanência do investimento no município. Ao contrário dos bancos tradicionais, que aplicam somente cerca de 30 a 40% de captação de uma cidade nela mesma, as Cooperativas aplicam praticamente 80% dos recursos captados na própria localidade.

  Atualmente, no Brasil, o SICCOB é o 6º maior sistema financeiro de atendimento, estando presente em 480 municípios mineiros, com mais de 7 mil associados em toda a região leste da Zona da Mata, além de algumas cidade dos Estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo. “Nosso projeto é atingir, até 2010, 100% de todos os municípios de Minas Gerais e contamos com nossos parceiros para alavancar esse projeto”, completou Nelson Schachnik.

  Para o educador Univaldo Coelho Cardoso, responsável pelo Programa de Educação Cooperativista do SICOOB CREDIMINAS, a Cooperativa se destaca como agente econômico para o desenvolvimento da cidade. “Trata-se de uma instituição financeira que mantém o recurso, capta e empresta na mesma cidade em que atua. O SICOOB CREDIMUR é uma das Cooperativas de Crédito Rural mais importante no Estado de Minas. Eu acredito que, nas 14 cidades nas quais atua, a SICCOB CREDIMUR tem papel fundamental não só no sentido de facilitar o acesso ao crédito para os produtores rurais, mas também por desempenhar esse papel de contribuir para a economia local, mantendo o dinheiro programa local”, disse Univaldo.

  É com base nesse objetivo, que o SICOOB CREDIMUR vem abrindo as portas de novos mercados e apostando no futuro de Muriaé. “Isso demonstra o comprometimento de nossa Cooperativa com a comunidade. Por exemplo, agora mesmo, estamos desenvolvendo um trabalho junto a CAF – Arcelor Brasil com a instalação do escritório da empresa em Muriaé. Isso prova que não estamos apenas visando ao lucro, mas também ao lado social e ao crescimento financeiro de nosso associado”, ressaltou o Gerente de Grandes Negócios da SICCOB CREDIMUR, Sérgio Pina.

Autor: Andréa Oliveira

Fonte: Gazeta de Muriaé



Gazeta de Muriaé
HPMAIS