Em 29/06/2007 às 09h27
No último dia 21, a Escola São Paulo realizou mais uma edição de sua tradicional Festa Junina, reunindo professores e funcionários da instituição, alunos, familiares e centenas de convidados. O objetivo, além de resgatar o folclore brasileiro, foi promover a socialização família-escola.
A confraternização e o espírito lúdico são marcos das festividades da Escola São Paulo, abertas, em junho, com a “Festa de Santo Antônio”, ocorrida no dia 13, sob organização de D. Maria do Carmo. Segundo a diretoria da instituição, o que torna esses eventos possíveis é o envolvimento, a participação real de todos os segmentos do processo educacional. A Festa Junina, por exemplo, demanda uma grande dedicação durante os preparativos (ensaios e decoração) e demonstra como se dá a interação entre os educadores, alunos e comunidade.
Na abertura do Arraiá, o diretor da Escola São Paulo, professor José Nicodemos Couto, relembrou as conquistas obtidas ao longo dos anos: “Rendemos nossos agradecimentos aos pais, familiares e amigos – parceiros fiéis de nossos ideais – que, sensibilizados com a “cobertura do pátio”, nos demonstraram seu reconhecimento e coroaram de êxito, com sua presença, o “Espaço Del Rey” de nossa escola”, disse Nicodemos. Ele também parabenizou os organizadores do evento pelo comprometimento com a causa. Pedagogas, professores e funcionários uniram forças para concretizar a programação e fazer daquela noite um momento de lazer inesquecível para os participantes.
A festa seguiu ao ritmo da apresentação da professora Andréia Lúcia, que logo chamou a professora Cláudia, figura já conhecida dos arraiás da Escola São Paulo e responsável pela música e pelos ensaios, para animar os convidados. Nesse ano os alunos do 1º ano, da professora Nara, realizaram o “Casamento no Arraiá" e a quadrilha comemorativa do casório. A seguir, foi a vez da “Dança do Pandeirinho”, coordenada pelas professoras Carla e Juliana e pelas assistentes Poliana, Mariana e Gilmara.
O 2º período, ao lado da professora Raquel e da assistente Mônica, também fez bonito; depois vieram a quadrilha dos alunos da 5ª e 6ª séries, animada pelo professor Jario, e a turma da professora Luciana – 1ª série da 2ª fase. Para manter a tradição, a professora Andréia Guarçoni não deixou por menos e colocou seus alunos da 2ª série na grande festança.
Na mesma noite, também, se apresentaram os alunos da 3ª série (professora Sônia Feu) e os da 4ª série (professoras Marluce e Heloísa). A seqüência de danças foi finalizada pelos alunos das 5ª e 6ª séries, que destacaram o ritmo country. O arraiá pegou fogo de vez com a participação especial da Quadrilha do bairro Santa Terezinha, sob a direção da Shirley.
Foi assim, com muitas danças, alegria e confraternização, que a Escola São Paulo comemorou sua Festa Junina 2007, demonstrando a importância da união, da dedicação sincera aos momentos de lazer em família e cultivando valores fundamentais para a permanência da cultura brasileira em nossa sociedade.