Em 29/06/2007 às 09h21
Na ultima sexta-feira (22), a Prefeitura de Muriaé deu um grande passo na concretização de seu “Projeto de Habitação”, ao inaugurar as obras de terraplanagem no bairro Dornelas II, local escolhido para a construção de 503 casas populares.
“Ao todo, são 260 mil metros quadrados de terreno em localização privilegiada”, explicou o loteador José Geraldo de Freitas, procurado pela Prefeitura após a realização de uma pesquisa de verificação do terreno mais adequado para o projeto. “O Dornelas II está no centro do bairro Dornelas, que hoje é um bairro muito importante para a cidade”, lembrou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Cezar Bianchi, presente na inauguração das obras.
Também participaram do evento os secretários Francisco Ofeni (Agricultura e Meio Ambiente), Sinval Ferreira (Atividades Urbanas), Marcos Guarino (Saúde), Carmem Caldas (Finanças), Eveline Amaral (Desenvolvimento Social) e Gilca Napier (Fundarte), além de vereadores e demais autoridades municipais.
A comemoração é justificável: Muriaé está há mais de oito anos, ou seja, há duas administrações, sem presenciar a realização de um projeto de casas populares. Por isso, o prefeito José Braz, em seu pronunciamento, destacou a importância e a urgência dessa iniciativa. “Sabemos que a população tem uma necessidade muito grande de moradias. Isso acontece em todo o país e, em Muriaé não é diferente, é como em toda cidade do Brasil. Mas nós vamos proporcionar esse benefício para nosso povo que tanto necessita. Queremos entregar as casas em tempo recorde. Casa Popular não é mais um sonho, é uma realidade”, afirmou o prefeito.
Para dar dinamismo a essa realidade, a Prefeitura de Muriaé conta com o empenho de todas as suas secretarias e com a parceria da Caixa Econômica Federal. O objetivo é que este seja o maior projeto de casas populares, no qual realmente se dará a concretização do maior número de moradias para as famílias carentes. “Poderíamos dizer que hoje é o dia mais feliz dessa administração, que mostra a credibilidade do prefeito José Braz e como conseguimos vencer todas as dificuldades e burocracias para beneficiar a população. É um dia de comemorarmos mesmo e o social agradece”, ressaltou a secretária de Desenvolvimento Social, Eveline Amaral.
Durante a inauguração das obras de terraplanagem, o prefeito justificou o motivo do atraso da execução do projeto: gastos municipais para quitação de dívidas de outras administrações e prejuízos advindos das enchentes do início do ano. “Foram várias viagens a Brasília, que agora exige que tudo seja protocolado, mas a parte burocrática está finalmente sendo concluída e vamos realizar esse trabalho junto com a Caixa Econômica Federal, que já aprovou todos os projetos da construção”, completou a secretária de Finanças, Carmem Caldas.
Como presidente da Câmara Municipal, o vereador, Pastor Wilson Reis, deu seu parecer sobre essa nova realidade que se abre para Muriaé: “Hoje estamos escrevendo uma nova história a respeito do plano do prefeito. Faz poucos dias que dissemos, em nosso programa de rádio, que havia um grande interesse por parte do Executivo em cumprir aquilo que ele prometeu, que é a casa popular. Hoje estamos aqui, vendo que não se trata de mais um sonho, é uma nova etapa administrativa que certamente irá beneficiar muitas pessoas. Sabemos que é com luta e com muita dificuldade, mas sem luta, não há vitória; por isso, estamos aqui juntos, ao lado da Prefeitura, iniciando o cumprimento daquela promessa. Para mim é uma vitória não só do Executivo, mas de toda a população”, lembrou o Pastor.
As obras de terraplanagem devem terminar dentro de 30 dias, segundo informações do prefeito José Braz e da Secretaria de Atividades Urbanas.