Em 25/07/2012 às 10h32
Proporcionam benefícios para a pele, cabelos, unhas, além de prevenção dos efeitos danosos da radiação solar e em muitos processos biológicos envolvendo o envelhecimento e o câncer de pele. Agem como antirrugas, antiacne, anticelulite, antiqueda capilar, protetor solar, dentre outros.
Os Nutricosméticos aumentam a ação de cremes dermatológicos, se complementando, pois atuam em duas frentes distintas, interna e externa, porém, um não substitui o outro.
Os produtos mais utilizados com esta finalidade são:
Colágeno hidrolisado, uma proteína responsável pela sustentação da pele que é produzido naturalmente pelo organismo, mas com a idade o corpo perde a capacidade de produzi-lo.
Vitaminas A, C e E, são potentes anti-oxidantes. A deficiência destas vitaminas são responsáveis, inclusive, pela queda de cabelos, unhas fracas, pele precocemente envelhecida com tendência maior ao aparecimento de rugas e manchas.
Zinco, Sêlenio e Cobre, são minerais importantes na manutenção de uma pele mais elástica, viçosa e saudável.
Os Nutricosméticos são encontrados na forma de suplementos nutricionais em farmácias com a orientação de farmacêuticos e muitas vezes prescritos por médicos ou nutricionistas, de acordo com a necessidade individual de cada um. Para resultados mais eficazes, segundo pesquisas, são necessários no mínimo 10 semanas de suplementação.
Então, para uma pele mais bonita e saudável o uso de um bom creme, incluindo um protetor solar, não dispensa uma alimentação rica em antioxidantes, vitaminas e minerais.
Edneia Cascardo Peres - Farmacêutica industrial e especialista em cosmetologia.
Diretora técnica da Arvensis Cosméticos Naturais e da Bioderm Farmacia de Manipulação.