Gazeta de Muriaé
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Em 12/07/2012 às 18h19

Dr. Newton Abreu fala das doenças do inverno e dos cuidados necessários

"Nesse tempo mais frio o mais comum são os resfriados, as gripes e os problemas de asma"

Junto com o frio aparecem também as doenças respiratórias, resfriados e gripe. Saiba como evitar e proteger você e sua família desses pequenos contra tempos do inverno. Uma época que podemos aproveitar normalmente como todas as outras. Pediatra há mais de 40 anos em Muriaé, Dr. Newton Augusto de Barros Abreu esclarece algumas dúvidas frequentes que temos sobre as diferenças dos sintomas, como evitar e sobre a automedicação.

 

Gazeta de Muriaé - Quais doenças costumam aparecer com mais frequência nesse tempo?

Dr. Newton Augusto de Barros Abreu - Nesse tempo mais frio o mais comum são os resfriados, as gripes e os problemas de asma, bronquite, que são desencadeados pelo frio, pois são doenças das vias respiratórias.

 

GM - Quais os cuidados que devem ser tomados nessa época de inverno?

Dr. Newton Abreu - Evitar locais com muita gente, fechados e tomar bastante liquido, pois o tempo é seco, ter o cuidado de lavar as mãos sempre depois da rua, evitar contato com pessoas que estão com sintomas de gripe.

 

GM - Hoje se fala muito na diferença entre gripe e um simples resfriado, além do aparecimento de novos vírus, como o H1N1, como uma pessoa pode diferenciar cada um?

Dr. Newton Abreu - Bom, a diferença entre gripe e um simples resfriado, é que na gripe além dos sintomas que tem em um simples resfriado, como coriza, espirro, e nariz entupido, e na gripe temos febre e dor no corpo. A diferenciação entre os vários vírus da gripe clinicamente não tem condições, pois todos os quadros são iguais, teria que ser uma diferenciação de laboratório e procurar investigar se no local está tendo casos de h1n1.

 

GM - O aumento na quantidade de propagandas de analgésicos e antitérmicos é comum nesta época, mas sabe-se que a automedicação não é aconselhada, quais os perigos dela?

Dr. Newton Abreu - O uso de qualquer automedicação é perigoso. Pois pode trazer algumas vezes danos sérios para as pessoas. O uso de analgésicos e antitérmicos  não são inócuos, podendo ser lesivos para alguns órgãos a nossa saúde e mascarar sintomas de doença.

 

GM - Quais tipos de vacinas podem ser procuradas pela população, seja na saúde pública ou particular?

Dr. Newton Abreu - As vacinas hoje na saúde pública tem de vários tipos, protegendo contra várias doenças. No caso da vacina de gripe são feitas para crianças de 0 a 2 anos e para as mulheres grávidas e para as pessoas que trabalham na saúde e aquelas de 60 anos e imunodeprimidos.As pessoas com doenças respiratórias também poderão fazer uso da vacina contra gripe com a devida orientação do seu medico. As pessoas que estão fora dessas faixas podem procurar as vacinas em clinicas particulares.

 

GM - Como devemos proceder dentro de nossas casas e em lugares públicos para evitar doenças da época?

Dr. Newton Abreu - Manter as nossas casas o mais limpo possível, sempre ventiladas, procurar lavar sempre nossas mãos em lugares públicos e em  grandes aglomerações quando espirrar, tampar o nariz com a mão.

 

GM - Que cuidados deve ter uma pessoa doente para não transmitir para familiares ou companheiros de trabalho?

Dr. Newton Abreu - Os cuidados que devemos ter é diminuir o contato, ao espirrar cobrir o rosto com a mão ou com o lenço, sempre após espirrar lavar as mãos, evitar contatos mais íntimos como beijo. O mesmo cuidado deve se ter no trabalho.

 

GM - Essa é a época que as crianças ficam mais frágeis com esse tipo de doença?

Dr. Newton Abreu - Não, é no geral. Normalmente as crianças até 2 anos de idade e as pessoas acima de 60 anos de ficam mais vulneráveis e as outras fachas de idade é mais por conta do contato.

 

Dr. Newton Augusto de Barros Abreu

CRM: 85618561

 

 

 

 

 

Autor: Gazeta de Muriaé

Fonte: Gazeta de Muriaé



Gazeta de Muriaé
HPMAIS