Gazeta de Muriaé
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Em 22/06/2007 às 12h21

Horto Florestal é revitalizado

  Imagine uma grande área de lazer cercada pelo verde das matas, com brinquedos infantis, pista de bicicross, área de lazer, campo de futebol, quadra, trilha para caminhada, exposição de plantas e animais, viveiro de mudas, centro de educação ambiental e Sala Verde (biblioteca com material sobre meio ambiente). Assim é o Horto Florestal de Muriaé. Situada na Chácara da Gávea, essa mini-reserva ecológica com 90.000 m2 de mata atlântica, vem passando por uma revitalização completa, um empreendimento da Prefeitura Municipal, através de sua Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente.

  O trabalho, acompanhado de perto pelo secretário de agricultura e meio ambiente, engenheiro agrônomo Francisco Ofeni.

  Até o momento, já foram realizadas as seguintes melhorias: reforma de bueiros e do alambrado que cerca o horto, construção de dois banheiros, instalação de um sistema de irrigação no pátio de compostagem orgânica e recuperação da Biblioteca e da Sala Verde para reuniões e palestras.

  Para assegurar a eficácia desses investimentos, o Horto Florestal conta com funcionários responsáveis por sua limpeza e manutenção diária. Além disso, voltada para a conscientização ambiental, a Administração 2005-2008 mantém no local uma produção de oito mil mudas de árvores nativas e frutíferas para plantio nas áreas verdes do município e outra produção de 4.500 mudas ornamentais para a utilização no Projeto de Revitalização de Praças e Jardins.

  O Horto Florestal Parque Marliéri é parte do Parque Municipal Monteiro Lobato, uma área de 300 mil m², criada em 1985. Ao longo de sua existência, a reserva já passou por muitas situações de calamidade: abandono, mal-trato de animais – recolhidos pelo IBAMA no inicio de 2005 -, brinquedos quebrados e até mesmo assaltos. Esse quadro contribuiu para afastar a população de Muriaé do local e, conseqüentemente, das muitas maravilhas que ali se encontram.

  Dar nova vida ao parque e recuperar os visitantes que, outrora, contribuíram para a beleza e o crescimento do Horto Florestal, é um dos objetivos do Projeto de Revitalização. E para a criançada, a notícia não poderia ser melhor: em breve, um parquinho infantil, com vários brinquedos novos, será inaugurado. “O trabalho de revitalização já está bem avançado. Queremos recuperar as visitas com o parquinho, mas com outras atrações como a trilha ecológica e o Projeto Estação Sertaneja. Estamos reformando campinhos de futebol, a área de peteca, pista de bicicross, malha para adulto... Queremos fazer do Horto um lugar agradável para as pessoas e, principalmente, para as famílias”, explica o secretário de agricultura e meio ambiente, Francisco Ofeni.

  Para Ofeni, os brinquedos infantis são fundamentais para promover uma maior integração das crianças com o meio ambiente: “A infância é uma fase muito especial, na qual todas as descobertas devem ser feitas brincando e, por isso, estamos montando esses brinquedos no Horto, para estimular a imaginação e o desenvolvimento da criança. A Prefeitura, na figura do prefeito José Braz e através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, tem essa visão de renovar todos os brinquedos, o que já vem acontecendo. O objetivo é montar um parque, playground mesmo, e isto já está acontecendo na pratica, dos mais interessantes e completos, para proporcionar às crianças do município e da região um local de divertimento e lazer, onde as famílias possam vir, com segurança, e as crianças possam desfrutar desse parque em contato com a natureza”.

  O mais recente projeto inaugurado no Horto foi a “Estação Sertaneja”, que reúne violeiros da cidade para apresentações gratuitas. Já as trilhas, de acordo com o projeto municipal, serão coordenadas por uma equipe de esporte. “Estamos fazendo de tudo para proporcionar um lugar aprazível, no qual a família poderá passar momentos felizes nos finais de semana, o que é importante, principalmente diante do stress e da agitação diária”, completa o secretário.

  O prazo de conclusão da obra do parquinho infantil é de 30 dias. A seguir, segundo o projeto, outros 15 dias erão necessários para reformar algumas outras partes, mas o objetivo é que a inauguração aconteça dentro de 45 dias. Ao que tudo indica, o Dia das Crianças será bem agitado em Muriaé: “Em outubro, já vai estar funcionando a pleno vapor”, avisa Ofeni.

Autor: Andréa Oliveira

Fonte: Gazeta de Muriaé



Gazeta de Muriaé
HPMAIS