Gazeta de Muriaé
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Em 22/06/2007 às 12h19

Expô de Patrocínio do Muriaé movimenta a região

  Entre os dias 14 e 17 de junho aconteceu a XVIII Exposição Agropecuária de Patrocínio do Muriaé, evento que, nos últimos anos, tem reunido um grande público de toda a região e até de estados vizinhos, devido à variedade de sua programação, segurança e organização.

  Realizada através de uma parceria entre a Prefeitura de Patrocínio, Câmara de Vereadores, Sindicato dos Produtores Rurais, Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, EMATER-MG, IMA-MG e APRUPAM, a festa foi oficialmente aberta na noite de quinta-feira (15). Na ocasião o prefeito Arlindo Filgueira ressaltou a importância da união de forças para a concretização da 18ª edição da Exposição, sendo muito aplaudido por diversas autoridades do município e das redondezas. Na seqüência, a Banda Corpo Delito (de Muriaé) e o cantor Guilherme Lemos agitaram o público com o melhor do pop-rock.

  O Secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Patrocínio, Virgílio Rocha Machado, destacou o empenho da atual administração para a realização da Expo 2007: “Esse é um trabalho desenvolvido durante todo o ano. A primeira coisa que fizemos, ao assumir a Prefeitura, foi buscar a confiança das pessoas. Para a gente não tem política, isso é só no dia de eleição, depois a gente procura tratar todo mundo igual e isso é a causa do sucesso que vem sendo desenvolvido durante esses anos. Sabemos que os produtores têm confiança na gente, o que ajuda para a nossa festa, além da contribuição do Dr. Francisco e do Maurílio, das nossas parcerias e do próprio prefeito, para quem procuramos sempre passar tudo, para ter a opinião dele. Acho que esse é o caminho do sucesso para a Exposição e para a administração também”, disse.

  Na manhã de sábado (16) houve o julgamento de eqüinos, seguido de um futebol entre o Patrocinense e o Carioca. À noite, a animação ficou por conta da banda de forró “Swing de Palha”, que espantou o frio com muita dança e simpatia, em um show que durou até alta madrugada.

  Já no domingo (17) o esporte radical fez as honrarias do município e pilotos de toda a região participaram do Motocross. Apesar de ser o último dia de festa, o público não desanimou e assistiu, à noite, às apresentações de modas de viola e ao show baiano da “Banda Beijo Apimentado”.

  Para Wagner Figueiredo Dutra, o evento reflete as políticas que a prefeitura aplica no meio rural: “Acho fundamental esse apoio à agropecuária e ao produtor rural, que são a base da economia da nossa região. Acho que o desenvolvimento passa por isso, fortalecendo a zona rural e o produtor, e propondo parcerias. É um projeto de agregar valor ao que já produz e, é assim, que vamos atingir o desenvolvimento na zona rural. Acho que o prefeito Arlindo Filgueira tem a capacidade de antever as coisas e este é um evento muito organizado, de total valorização do produtor”, elogiou ele.

  Grandes destaques da XVIII Exposição Agropecuária de Patrocínio do Muriaé foram os Torneios Leiteiros de Cabra e de Vaca - que tiveram início já na quarta-feira, antes mesmo da abertura do evento – e as Ordenhas dos Concursos Leiteiros. Ao todo, foram quatro ordenhas: duas realizadas na sexta-feira (15) e duas no sábado (16).

  “Temos um Concurso Leiteiro Geral, aberto ao pessoal de fora que vem nos prestigiar, um de novilhas e dois municipais, de 25 e 35 kg, só para o pessoal do município. Esse ano, temos um gado muito bom, a genética está muito boa e ainda temos a novidade que é o Concurso de Cabras Leiteiras, que está sendo um grande sucesso.

  No Pavilhão Agrícola fizemos um concurso do peixe ornamental mais bonito da nossa Associação. Os produtores estão satisfeitos, buscamos parcerias com Sindicatos, Associações, produtores e lojas, e isso está nos ajudando bastante”, explicou Virgílio Rocha Machado.

  Ele também aproveitou a oportunidade para destacar alguns projetos realizados pela Administração 2005-2008. “Fizemos uma parceria com a Associação de Produtores de Patrocínio do Muriaé (APROPAM) e temos um Programa de Inseminação Artificial que é levado ao produtor rural. Ele observa a vaca no cio, entra em contato com a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e nós vamos lá para fazer a inseminação. O produtor paga apenas o valor do sêmen; a mão de obra e o desgaste do veículo é tudo por conta da Prefeitura; o botijão é da APROPAM. A gente fez essa parceria e está dando muito certo e temos muitas bezerras que estão se destacando. Só usamos bois muito bons, escolhidos pelo nosso médico veterinário, o Dr. Francisco, que após a inseminação, vai até à fazenda para confirmar a prenhez e prestar assessoria. Temos também o Projeto de Cabras, que conta com consultoria de veterinário e uma Associação muito forte que está tirando, atualmente, de 350 a 400 litros de leite de cabra por dia. Estamos com expectativa de, daqui a uns tempos, ter que comprar outro tanque, pois o nosso é de apenas 1.500 litros. Isso indica que o negócio está dando certo”, finalizou o secretário de Agricultura de Patrocínio do Muriaé.

Autor: Andréa Oliveira

Fonte: Gazeta de Muriaé



Gazeta de Muriaé
HPMAIS