Gazeta de Muriaé
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Em 22/06/2007 às 12h15

Saúde em Casa atinge as expectativas

  O mutirão da Secretaria Municipal de Saúde de Muriaé passou, no último sábado (16), pelo distrito de Belisário, onde um atendimento preciso foi levado a centenas de moradores, comprovando a eficácia dos profissionais que se dedicam ao trabalho de prevenção à saúde e às campanhas informativas.

  O “Saúde em Casa” é uma estratégia da Administração 2005-2008, cujo intuito é levar assistência às famílias através de tratamento com médico, fisioterapeutas e dentistas, exames de pressão e glicemia, e informações sobre doenças sexualmente transmissíveis (DST´s), Aids e Dengue. Para que os serviços cheguem aos moradores de forma dinâmica e eficaz é montada uma equipe de profissionais voluntários, que conta com a assessoria dos Programas de Saúde da Família da Muriaé (PSF´s) e dos próprios distritos.

  O programa teve início nesse primeiro semestre de 2007 e já está garantido para prosseguir a partir do mês de agosto. “Nós rodamos todos os distritos e localidades e foi extremamente proveitoso, pois fizemos contato direto com a população e com seus representantes, como é o caso do vereador Vandinho, daqui de Belisário – uma pessoa muito atuante e que tem lutado pelo distrito. Devemos suspender o programa agora em julho, um período em que muitos funcionários estão em férias, mas, em agosto, começamos a segunda fase, já direcionada a partir das avaliações que estamos fazendo”, explicou Dr. Marcos Guarino, secretário Municipal de Saúde de Muriaé.

  De acordo com Dr. Marcos, os distritos mais carentes e com atendimento mais distante serão novamente visitados na próxima fase do programa. “Alguns quase que nem têm muita necessidade de insistirmos, já que a equipe está funcionamento bem e a população fica próxima dos Postos. O que nós queremos é trabalhar outra vez nos mais distantes, aqueles que têm mais dificuldade de acesso à saúde. Já estão na lista alguns distritos que deram muito movimento e, ciente da necessidade da população, temos grande interesse em voltar, porque a procura foi muito grande, como Bom Jardim, Patrimônio dos Carneiros, Vermelho e Pirapanema”, disse.

  Em muitas localidades, durante a realização do mutirão, Dr. Marcos Guarino, em companhia do Dr. Garcia, aproveitou para visitar residências e colher informações sobre o atendimento e as principais reivindicações da região. Alguns moradores, impossibilitados de sair de casa devido à doença, também receberam a visita médica de outros profissionais de saúde.

  Em Belisário, o vereador Vandinho participou ativamente do programa, acompanhando e fiscalizando todo o processo. “A área de saúde melhorou muito em nosso distrito com essa administração. Eu parabenizo a pessoa do secretário, Dr. Marcos Guarino, que sempre atende às reivindicações que a gente leva até ele. Parabenizo, além de outras melhorias, essa iniciativa do mutirão da Saúde em Casa, que reforça o que já vem sendo feito com as equipes dos distritos, que nos dão esse suporte fundamental. Esperamos poder receber o programa novamente, em breve”, finalizou Vandinho.

Relatório do Programa Saúde em Casa nos distritos

Consultas Médicas:

Pediátricas: 167
Ginecológicas: 96
Dermatológicas: 90
Clínica Geral: 340

Atendimentos odontológicos: 260
Atendimentos Fisioterapênticos: 40
Aferição de Pressão Arterial: 240
Testes de Glicemia: 197

Vacinações: 80
Palestras: 5

Visitas Domiciliares (com consulta médica): 60

Autor: Andréa Oliveira

Fonte: Gazeta de Muriaé



Gazeta de Muriaé
HPMAIS