Gazeta de Muriaé
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Em 11/06/2012 às 14h47

Fórum valida ações do Plano de Desenvolvimento Sustentável

Encontro, promovido em Rosário da Limeira, também oficializou formação dos Conselhos Técnico e Consultivo

A cidade de Rosário da Limeira, no dia 1º de junho, foi o local onde mais de 80 integrantes do Fórum de Desenvolvimento Regional Sustentável Ecos da Mata – iniciativa impulsionada pela Votorantim Metais e pelo Instituto Votorantim na região – discutiram e aprovaram a implementação dos projetos prioritários do Plano de Desenvolvimento Regional Sustentável. Além disso, naquela oportunidade os participantes validaram a formação dos Conselhos Técnico e Consultivo - que também atuarão na governança do Fórum.

Durante o encontro, cada Grupo de Trabalho expôs para os outros participantes a proposta para a realização das ações priorizadas nos seis eixos estruturantes do plano (Desenvolvimento Agropecuário; Trabalho, Educação e Qualificação; Serviços, Comércio e Indústria; Infraestrutura; Preservação Ambiental; Turismo), bem como os motivos que levaram a estas escolhas. Essas equipes também explicaram como concretizarão cada uma dessas propostas e apresentaram a metodologia para sua implementação e a previsão de realização do trabalho.

Para o eixo Desenvolvimento Agropecuário a atividade inicial será contribuir com a política pública direcionada à Agricultura, priorizando a agricultura familiar. A proposta para Trabalho, Educação e Qualificação terá como foco o aprimoramento da oferta e da eficiência de negócios da região por meio da formação empreendedora. Em Infraestrutura haverá, neste início, um acompanhamento da criação de estradas e da manutenção da malha viária local. Já a Preservação Ambiental será marcada pela organização da coleta e do tratamento de esgoto doméstico e rural. O eixo sobre Serviços, Comércio e Indústria tem como objetivo fortalecer a cadeia produtiva leiteira. O Turismo buscará fomentar o mercado regional com o mapeamento de informações dos nove municípios contemplados pelo programa Ecos da Mata (Cataguases, Descoberto, Fervedouro, Itamarati de Minas, Miradouro, Miraí, Muriaé, Rosário da Limeira e São Sebastião da Vargem Alegre). Além disso, esse último eixo também vai mobilizar e engajar os integrantes do programa para a sensibilização da população quanto às potencialidades locais.

Outro destaque da reunião foi a aprovação das atribuições de cada membro do Conselho Diretor e da composição dos Conselhos Técnico e Consultivo.  O primeiro grupo será responsável por apoiar tecnicamente todos os Grupos de Trabalho, inclusive ajudando-os a buscar parcerias técnicas para a viabilização dos projetos. Já a segunda equipe tem por função promover a interlocução entre os Grupos de Trabalho e os Conselhos Diretor e Técnico.  O Conselho Técnico foi composto por: Izabella Navarro (Consórcio da Bacia do Rio Pomba - Cataguases); Marco Antônio Mendonça (Sebrae de Cataguases); Newton Dutra (secretário municipal de Indústria e Comércio de Cataguases); José Maria Pinto da Silva (secretário municipal de Agricultura de Rosário da Limeira); Walmir Teixeira Simões Costa (extensionista agropecuário - Emater de Itamarati de Minas); Marcos Paulo de Assis (ONG Pelejando de Miradouro) e  Joaquim Pires (biólogo  da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Miraí).

Já o Conselho Consultivo foi integrado por: Elaine Ferraz Rodrigues (secretária municipal de Ação Social de Itamarati de Minas). Márcio Gomes de Oliveira (Conselho Comunitário de Segurança Pública de Miraí); Ariana da Silva Souza (estudante de Belisário); Olinda Brexó (professora da rede municipal em Fervedouro); José Geraldo Souza (secretário municipal de Agricultura de Miraí); Felipe Dutra (fiscal de Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Cataguases); Ricardo Quinteiro (Instituto Fábrica do Futuro - Cataguases); Sônia Dias (Presidente Circuito Serras e Cachoeiras - Cataguases); Inês Guimarães (Unidade Miraí da Votorantim Metais) e Jeferson Dias Santos (Sebrae de Muriaé) e - Cléber Paradela (Associação dos Municípios do Circuito Turístico da Serra do Brigadeiro - Belisário).

No próximo dia 6 de julho o Fórum de Desenvolvimento Regional Sustentável Ecos da Mata promoverá – também em Rosário da Limeira – mais uma reunião entre os Grupos de Trabalho. Na oportunidade as equipes discutirão as metodologias mais viáveis para a gestão dos projetos prioritários. E em 17 de agosto será realizado, em Miraí, o terceiro encontro do fórum deste ano. Nessa reunião todos os integrantes do fórum irão debater as sugestões levantadas pelos Grupos de Trabalho em julho.

 

Desenvolvimento territorial no sudoeste do estado

 

Com o objetivo de colocar em discussão os mais diferentes modelos de dinamização socioeconômica detectados no país, o evento em Rosário da Limeira contou com uma palestra sobre governança e desenvolvimento local.  Na oportunidade, os participantes do fórum puderam entender como o Programa De Olho no Futuro – iniciativa liderada pela Votorantim Metais e pelo Instituto Votorantim de Minas em Fortaleza de Minas (sudoeste de Minas Gerais) – contribuiu, no último ano, para a formalização de 81 microempreendimentos individuais (MEI’s). O programa - que tem como meta principal promover a evolução das áreas urbanas e rurais de Fortaleza de Minas com o engajamento de parceiros sociais e o aperfeiçoamento de empreendimentos e entidades locais – neste ano contempla o projeto Mesa Cheia. Essa iniciativa consiste em um conjunto de parcerias entre Prefeitura Municipal, Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Agência para Desenvolvimento Socioeconômico de Fortaleza Minas (Adesfort) e Agrofort. Esse projeto prevê a compra dos hortifrutis cultivados pelos produtores locais pela Conab, que serão comercializados na própria região. A prefeitura estimulará a população a recolher material reciclado que será trocada em locais específicos por uma moeda social, podendo ser utilizada na compra dos produtos adquiridos pela Conab.



Gazeta de Muriaé
HPMAIS