Gazeta de Muriaé
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Em 15/06/2007 às 15h42

Show de Parapentes fecha Semana do Meio Ambiente

  Para finalizar as comemorações da Semana do Meio Ambiente foi dada uma pitada de coragem e aventura na programação, com a realização do “I Encontro de Parapente na Serra de Pirapanema”.

  Durante todo o sábado (09) e domingo (10), a rampa de vôo livre da serra serviu de palco para que atletas de Muriaé, Cataguases, Leopoldina e Itaperuna demonstrassem suas técnicas de salto, impressionando o grande público que já se fazia presente logo pela manhã.

  Situada a 17 Km do município, a Rampa Jaci Barbosa Caetano, localizada na serra de Pirapanema, com seus 900 metros de altura, vem colocando Muriaé no cenário brasileiro dos esportes radicais, além de servir de incentivo ao turismo e ao desenvolvimento da área rural da região.

  Para o empresário e atleta Marcelo Corrêa, a iniciativa da Prefeitura veio em boa hora: “Nós já pretendíamos fazer um encontro e, aproveitando a Semana do Meio Ambiente, unimos forças com a Prefeitura e com a Secretaria de Agricultura, encaixando data no mesmo calendário. Este é o primeiro encontro de uma série que queremos realizar”, disse.

  Para que pudesse atender melhor aos saltadores, a Administração Municipal providenciou algumas reformas na área da rampa. “O Chiquinho nos deu uma força muito grande em relação à terraplanagem que estávamos precisando, faltam alguns detalhes como gramar a área, porque o equipamento é caro e não pode ficar limpando... Mas com a boa vontade que a Prefeitura está tendo, acredito isso será logo resolvido também”, completou o atleta Marlus Paiva.

  O parapente é um esporte que mistura toda a adrenalina com a tranqüilidade, em uma sintonia perfeita. É uma modalidade na qual o piloto e o parapente entram em total sintonia com a natureza. Sua história está diretamente relacionada com a conquista do espaço, já que os primeiros modelos de parapente foram confeccionados especialmente para as espaçonaves norte-americanas.

  Também conhecido como paraglider, o parapente é, atualmente, praticado por mais de 100 mil pessoas em todo o mundo. O Brasil ocupa atualmente a 7ª colocação do ranking e, segundo Marlus, a divulgação é fundamental para que Muriaé ganhe maior destaque neste esporte. “Foi muito bom para nós, aqui da cidade, porque ainda somos poucos, mas isso ajuda a divulgar o esporte e ver se, assim, mais pessoas vêem praticar, porque o bom nesse esporte é uma turma grande, o que torna tudo mais emocionante. O Marcelo foi um grande homem que encontramos para ajudar na realização desse evento. Tivemos aqui uma galera grande, muita gente tomou conhecimento desse esporte, que ele mesmo (Marcelo) não conhecia e passou a conhecer um dia, quando veio tomar uma cerveja no bar e gostou da situação. Acho que a tendência é só aumentar”, frisou.

  Outro adepto do esporte, César Paiva, lembrou a importância da participação do público: “Esperamos que as pessoas continuem nos apoiando e vindo aqui. De repente, até conseguimos novos adeptos para o nosso esporte, que é um esporte que não deve ser incentivado como o futebol, porque tem um certo risco, mas para quem tem vontade de voar, não é nada difícil, não requer preparo físico. Basta a pessoa treinar direitinho e respeitar os limites da natureza e próprios. É um esporte muito seguro, muito tranqüilo”. Ele também fez um balanço do encontro: “Como é nosso primeiro encontro, acho que foi muito positivo; o resultado foi bom e nós mesmos não estávamos esperando a galera que veio de fora. Estamos com bastante público, tanto na rampa - na decolagem - quanto no pouso. A organização foi boa, não tivemos nenhum acidente ou incidente, então, está tudo maravilhoso”.

  Representante da cidade de Leopoldina, o atleta João Braz expressou o espírito aventureiro do parapente: “É muito bom, principalmente para quem pratica o vôo... É difícil falar, porque tirou o pé do chão, é bom demais... Para quem está assistindo, acredito que tenha sido bom também, principalmente para quem não conhece, deve ter sido emocionante ver os pousos e decolagens”. Já Paulo Lacerda, mostrou-se ansioso pela próxima oportunidade de rever os amigos: “Queremos já pensar em outros encontros que poderão vir a partir deste. Esse encontro superou as expectativas. Fomos privilegiados com os dois dias de vôo, a realização foi muito boa, um sucesso tremendo, o pessoal compareceu e não tivemos nenhum incidente”.

  Lacerda aproveitou a ocasião para, em nome dos demais atletas de parapente que participaram deste primeiro encontro na Serra de Pirapanema, agradecer ao público e demais envolvidos na realização do evento: “Agradecemos ao público que veio nos prestigiar durante esses dois dias, aos pilotos que vieram de fora para abrilhantar esta festa, ao prefeito José Braz, ao nosso deputado estadual Bráulio Braz, ao secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Francisco Ofeni, que fez de tudo para que esse evento saísse da melhor maneira possível, e aos demais funcionários da Prefeitura que estiveram aqui colaborando conosco. Gostaria de agradecer também ao meu irmão José Paulo, que estava muito empenhado no evento, mas não pôde vir porque teve um acidente e está hospitalizado; também aos nossos familiares que sempre nos dão apoio, agüentam o sol quente e os insetos durante o nosso vôo; ao José Eustáquio, da cabana daqui, e à família dele, que sempre colabora conosco; e ao nosso amigo Marcelo, da Impress, que foi o homem que fez isso acontecer, vendo as faixas, camisetas, propagandas do site, enfim, correndo atrás de mídia. Eu devia ter agradecido a Deus primeiro porque o tempo ajudou demais e não tivemos nenhum acidente... Graças a Deus, a festa correu da melhor maneira possível”, finalizou Lacerda.

Autor: Andréa Olieira

Fonte: Gazeta de Muriaé



Gazeta de Muriaé
HPMAIS