Em 08/06/2007 às 09h33
Em 1972, na abertura da “Conferência sobre Meio Ambiente Humano”, em Estocolmo (Suécia), a Organização das Nações Unidas (ONU) lançou o “Dia Mundial do Meio Ambiente”. Em vários países a data é usada por grupos organizados para exigir ações do governo em favor do meio ambiente e, por parte de governos, é comum que façam declarações oficiais e compromissos de cuidar melhor da terra.
No entanto, esse deve ser um momento de reflexão para todos, uma tomada de consciência do que cada um pode fazer para melhorar as condições de sobrevivência num planeta cada vez mais devastado. Perto do princípio do novo século, está claro que o caminho que a humanidade tomar nos próximos anos dependerá largamente das metas ambientais alcançadas.
Assumindo uma postura consciente e ativa, a Prefeitura de Muriaé, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, realiza até domingo, a “Semana do Meio Ambiente”, com atividades esportivas, educacionais e culturais abertas à comunidade.
A comemoração começou no domingo, dia 03, às 09h, com apresentações artísticas, sorteios de brindes e um asseio ciclístico, que saiu da praça João Pinheiro e percorreu as ruas da cidade, com grande destaque para a participação do Colégio Anglo de Muriaé. Na parte da tarde, a Secretaria lançou, no Parque Florestal Monteiro Lobato, o projeto “Estação Sertaneja”, apresentando violeiros muriaeenses.
Durante a semana diversos eventos foram realizados, como uma exposição, na Câmara Municipal, na segunda-feira (04), sobre as ações e programas da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente. A mostra também foi exibida na terça-feira (05), na Fundarte, durante o “Fórum Municipal do Meio Ambiente”. Já à noite, o secretário de Agricultura, Francisco Ofeni, ministrou a palestra “Planeta Azul: para onde vamos?”, na Faculdade de Administração da Faminas.
Na quarta-feira (06), a mesma palestra foi levada ao Colégio Anglo de Muriaé que, em uma atitude de consciência e engajamento ambiental, vem ressaltando entre seus alunos a necessidade de uma preocupação maior com o futuro do Planeta. À tarde, a Secretaria de Agricultura se dedicou à recuperação, proteção e preservação de uma nascente do bairro Kennedy, promovendo o plantio de árvores nativas. À noite, o público do Teatro Zaccaria marques pôde assistir ao filme “Uma Verdade Inconveniente”.
Para esta sexta-feira (08), está programada a “Caminhada Ecológica”, a partir da 16h, com abertura da pista da Lagoa da Gávea e presença do prefeito José Braz. A Semana do Ambiente de Muriaé encerra suas atividades com o “I Encontro de Vôo Livre”, na rampa de vôo livre da Serra de Pirapanema.