Em 13/04/2012 às 09h47
Como forma de demonstrar a reciclagem do óleo de cozinha usado e sua transformação em sabão, o Demsur está desenvolvendo oficinas de reciclagem do óleo de cozinha nas escolas do município de Muriaé inscritas no projeto "ReciclÓLEO". A primeira escola a participar da oficina foi a Escola Municipal José Miguel Muahad, no bairro Barra, nesta segunda-feira (09/04), tendo produzido cerca de 300 barras de sabão.
A
proposta da oficina é oferecer à escola, e à comunidade na qual está inserida,
oportunidade de demonstrar aos alunos esta transformação química do óleo de
cozinha. Sabe-se que a simples atitude de não jogar
o óleo de cozinha usado direto no ralo da pia, ou em bueiros, pode contribuir
na diminuição do aquecimento global.
A
decomposição do óleo de cozinha emite metano na atmosfera e este gás é um dos
principais que causam o efeito estufa que contribui com o aquecimento global. O
óleo, quando percorre as redes de esgoto, chega ao mar e sofre reações químicas
que resultam em emissão de metano.
Sabemos que um litro de óleo contamina um milhão de litros de água - e todo esse volume de água é suficiente para uma pessoa usar durante 14 anos. O óleo impede a troca de oxigênio e mata seres vivos como plantas, peixes e microorganismos, além de impermeabilizar o solo contribuindo para as enchentes.
As oficinas estão sendo oferecidas de acordo com a procura das escolas. O Demsur fornece todo o material e vasilhames necessários e o sabão produzido fica para troca na gincana. A escola que desejar aprender e ao mesmo tempo distribuir o sabão aos alunos ou comunidade, basta apenas contribuir com a soda cáustica.
Todos nós precisamos da água para a sobrevivência e por isso temos o dever de preservar o meio ambiente e buscar soluções alternativas de descarte ambientalmente correto. O Projeto ReciclÓLEO, além de ser um trabalho de conscientização e preservação ambiental, também proporciona aos participantes e colaboradores um trabalho de ação social altamente sustentável. Na próxima semana as oficinas serão desenvolvidas nas escolas Pinguinho de Gente, Escola Municipal Gilberto José Tanus Braz e Escola Estadual Dr. Olavo Tostes. A escola, ou entidade, que desejar desenvolver a oficina, entre em contato com o Demsur por meio do telefone 3696-3467 ou pelo e-mail recicloleo@demsur.com.br.