Gazeta de Muriaé
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Em 08/06/2007 às 08h58

Saúde em Casa vai a Itamuri, São João e Retiro

  O último sábado (02) foi um dia de muito trabalho – como já é de costume – e de comemoração para a Secretaria Municipal de Saúde, que se vê às vésperas de cumprir a meta de ter visitado todos os distritos e povoados de Muriaé.

  Logo pela manhã, a equipe de profissionais voluntários se dividiu entre os distritos de Itamuri, São João do Glória e Retiro do Campo Formoso, para a realização de mais uma etapa do programa “Saúde em Casa”.

  Na ocasião, os moradores dessas localidades tiveram acesso as campanhas preventivas, tratamento com fisioterapeuta, atendimento odontológico, exames de pressão e glicemia, além de informações sobre o combate à Dengue, doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) e Aids.

  “Foi um dia muito produtivo e vimos que a população, mais uma vez, compareceu ao chamado. Nós fizemos as vacinações, o atendimento preventivo através dos médicos, atendimento com dentistas e, novamente, constatamos que a população sente-se satisfeita com a Administração Municipal”, disse o secretário de Saúde, Dr. Marcos Guarino.

  O objetivo de toda essa mobilização é intensificar o Programa de Saúde em Casa, atuando na prevenção de doenças, como explica Guarino: “Todos os setores da Secretaria estão envolvidos em programas de atenção básica. A prioridade de uma Secretaria de Saúde de uma cidade do interior é a prevenção de doenças. A parte terciária - de hospitais - já é mais para a cidade. A secretaria tem que se preocupar mais para com a questão de não deixar que as pessoas adoeçam, trabalhando, assim, principalmente na atenção”.

  Durante as campanhas nos distritos a Secretaria Municipal de Saúde tem dado um enfoque muito grande ao trabalho preventivo com crianças, já que essas são agentes disseminadores de informação. Em São João do Glória, por exemplo, elas receberam panfletos informativos sobre a Dengue. “Isso é muito importante porque as crianças levam esse panfleto para casa, conscientizam os pais do cuidado com os quintais e terrenos baldios que são geradores de Dengue. Nossa intenção é diminuir o surto com a ajuda das crianças. “Esse trabalho é importante principalmente nas escolas, onde elas recebem informações e contam tudo o que ouviram para os pais”, justificou Ademar Pedrosa, da Funasa.

  O atendimento odontológico também trabalhou com essa perspectiva, através de palestras e da exibição de um filme para as crianças. Para a dentista do PSF do bairro do Porto, Francine Gonçalves, a cooperação infantil é fundamental em suas atividades: “Nós fazemos a aplicação de flúor para prevenir as cáries e damos algumas informações, mas elas são importantes porque levam o que ouvem e passam para os pais, para os primos, para os coleguinhas que não puderam estar aqui hoje”.

  Outro destaque do “Programa Saúde em Casa” é a visita em domicílio, através da qual os médicos atendem os doentes acamados. Nessa oportunidade, Dr. Marcos Guarino aproveita para colher opiniões dos moradores quanto aos PSF´s e ouvir suas solicitações. “A população dessas localidades tem mais dificuldade para conseguir serviços de saúde nos Postos na cidade; então, o objetivo é justamente esse: ir até onde o agente de saúde já detectou que há alguém com dificuldade”, explicou o secretário de Saúde de Muriaé.

  Novamente acompanhando o “Mutirão da Saúde”, o vereador Paulo Varella pôde comprovar como se dá a atuação dos profissionais da Secretaria Municipal. “Mais uma vez, estamos analisando e fazendo parte desse trabalho. Eu como vereador - órgão fiscalizador da Prefeitura - e também fazendo parte da Comissão de Saúde, pude comprovar o trabalho sério e o bom atendimento que a Secretaria de Saúde, na pessoa do Dr. Marcos Guarino, tem feito nessas regiões da zona rural. Tenho que parabenizar o Dr. Marcos e também o prefeito José Braz por ter dado todo o apoio para que esses trabalhos fossem feitos. Pudemos ver o quanto a secretaria tem trabalhado, principalmente procurando detectar a doença antes que ela venha a acontecer. Eu estive conversando com algumas pessoas e todas estão muito satisfeitas com o atendimento da saúde em Muriaé”, elogiou Varella.

Autor: Andréa Oliveira

Fonte: Gazeta de Muriaé



Gazeta de Muriaé
HPMAIS