Gazeta de Muriaé
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Em 12/04/2012 às 13h49

Projetos sociais da Votorantiam vão beneficiar Muriaé e região

Votorantim Metais e Instituto Votorantim apostam em ações com foco em educação, cultura, trabalho e geração de renda

Foto: Hernani Barroca

Ao longo da sua trajetória, a Votorantim Metais vem impulsionando diferentes iniciativas para o desenvolvimento sustentável das regiões em que está presente. Neste sentido, a empresa estimula permanentemente as potencialidades da população local em parceria com o Instituto Votorantim e com instituições sociais nas áreas de educação, cultura e geração de renda. Em 2012, serão contemplados mais de 18.400 moradores de cidades vizinhas às Unidades de Mineração de Miraí e Itamarati de Minas. Para isso, serão desenvolvidas ações sociais nos municípios de: Cataguases, Descoberto, Fervedouro, Itamarati de Minas, Miradouro, Miraí, Muriaé, Rosário da Limeira e São Sebastião da Vargem Alegre.

Neste ano serão apoiados os projetos Ecos da Mata, Parceria Votorantim pela Educação, Formação Complementar em Técnicas Agropecuárias e Meio Ambiente, Profissional Evoluir, Tela Viva de Cidadania e Cultura. Essas iniciativas irão priorizar a mobilização social, a aquisição de conhecimento e a criação de novas oportunidades subsistência na região contemplada pela atuação social da empresa. "A Votorantim Metais está há, aproximadamente, 25 anos na região de Itamarati e Miraí. Ao longo desses anos, construímos um relacionamento com a comunidade baseado na transparência e no estímulo à cidadania. Em 2012, renovamos o nosso compromisso social, investindo em atividades de promoção do protagonismo cidadão", declara o gerente geral de Mineração, Claret Antônio Vidal Abreu.

Projetos para 2012

Programa Ecos da Mata – Conjunto de iniciativas que reúne poder público, setor privado, ONG´s e representantes das comunidades de Cataguases, Descoberto, Fervedouro, Itamarati de Minas, Miradouro, Miraí, Muriaé, Rosário da Limeira e São Sebastião da Vargem Alegre para a construção coletiva de bases para a dinamização socioeconômica e ambiental de parte da Zona da Mata. Implementado no último ano, o programa - idealizado pela Votorantim Metais e pelo instituto Votorantim e executado em parceria com a ONG GAIA Social - permitiu a viabilização de três projetos: a construção de um plano com ações prioritárias e projetos para desenvolvimento socioeconômico regional; ações para aperfeiçoamento da atividade turística rural e ecológica e o apoio à gestão pública local.

Ao longo de 2012, o Ecos da Mata irá propor atividades diferenciadas como: implantação do Plano de Desenvolvimento Regional; Capacitações em Turismo Rural para propriedades dos distritos de Pirapanema e Belisário (Muriaé), Bom Jesus do Madeira (Fervedouro) e Monte Alverne (Miradouro); continuação dos debates sobre as melhores práticas para a efetivação do Plano de Desenvolvimento através dos encontros do Fórum de Desenvolvimento Regional; integração dos Planos de Turismo dos Distritos Rurais de Belisário, Pirapanema e Bom Jesus do Madeira (elaborados em 2011) com as ações do Eixo Estruturante de Turismo (diretriz que integra o Plano de Desenvolvimento Regional). A previsão é que todas as atividades do Ecos contem, neste ano, com 574 pessoas dos mais diversificados segmentos sociais.

Tela Viva de Cidadania e Cultura – Iniciativa, concebida pela ONG A Fábrica do Futuro – Residência Criativa do Audiovisual, que estimula e forma público para a produção brasileira de audiovisual. Esse projeto é viabilizado por exibições itinerantes de filmes nacionais, via uma unidade móvel, em cidades e distritos da Zona da Mata que não possuem espaços culturais (como salas de cinema e teatro). O Tela Viva proporciona ainda produções locais, como por exemplo, oficinas para estudantes do ensino público, com idade entre 15 e 29 anos, que incentivam a criação de curtas metragens. Em 2012, esse projeto tem como público estratégico os moradores de bairros e distritos rurais de Cataguases, Muriaé, Itamarati de Minas, Mirai, São Sebastião da Vargem Alegre e Descoberto. A previsão é que aproximadamente 15 mil pessoas sejam beneficiadas até o fim do ano.

 

Autor: Gazeta de Muriaé

Fonte: Ideia Comunicação



Gazeta de Muriaé
HPMAIS