Em 10/04/2012 às 11h01
Faleceu na madrugada desta terça-feira (10), aos 69 anos de idade, o vereador e empresário Sebastião Fernando Levate, mais conhecido como "Tatão Levate". Ele estava internado na Clínica São Gabriel, na Gávea, no Rio de Janeiro.
Tatão lutava contra um câncer há muitos anos. Seu corpo está sendo velado no Centro de Eventos do Sindicato Rural. O sepultamento será às 10h manhã desta quarta-feira.
Filho de Fernando Ângelo Levate e Malvina Maria da Silva, Tatão nasceu na comunidade do Divisório, onde cursou apenas até a 4ª série, na Escola Rural. Passou grande parte de sua adolescência trabalhando com o pai na lavoura, plantando e colhendo arroz, feijão e café. Desenvolveu atividades no campo até os 20 anos, só então veio para a cidade abrir um negócio. Ainda jovem, casou-se com Maria Emilia Barbosa, com que teve quatro filhos.
Sebastião Fernando Levate entrou na vida política em 1996, pelo PPS. Foi eleito vereador duas vezes, consecutivamente. Na primeira eleição alcançou 1.315 votos; na segunda, no ano 2000, obteve 1.291. Voltou às disputas eleitorais em 2008, pelo DEM, consagrando-se um dos eleitos para a legislatura 2009/2012, recebendo, novamente, 1.291 votos. Era bastante popular entre seus eleitores, desenvolvendo projetos, em especial, para a área esportiva e social.
A Câmara Municipal de Muriaé está de luto e manterá a bandeira hasteada em meio mastro por três dias. O presidente da Casa, Vander Gonçalves (Vandim), lastima a perda de um grande amigo e daquele que considera seu "padrinho político" e determina que a Câmara seja fechada no dia de hoje. Também disse em momento de tristeza que Muriaé perde uma celebridade da política - um homem simples, de caráter forte, humano, solidário e sempre atento às decisões administrativas do município.
A cadeira deixada pelo vereador Tatão Levate será assumida pelo seu suplente, Sinésio Melo.