Em 21/03/2012 às 09h55
O dia 21 de março foi escolhido pela associação Down Syndrome International, para ser o Dia Internacional da Síndrome de Down. A escolha se deu em referência ao erro genético que a síndrome provoca. Todo mundo tem 23 pares de cromossomos. Quem tem Down tem três cromossomos no par de número 21, por isso a data 21/3.
O que é Síndrome de Down
A Síndrome de Down é um acontecimento genético natural e universal. Diferente do que muitos pensam, a síndrome não é resultado da ação ou do descuido de mães ou pais, e muito menos pode ser chamada de doença. Ela é causada por um erro na divisão das células durante a formação do bebê, ainda feto.
Hoje, a cada 700 bebês que nascem, um tem Síndrome de Down. Por isso, qualquer mulher, independente da raça ou classe social pode ter um bebê Down. A ciência vem realizando seguidamente estudos sobre a síndrome, mas ainda não descobriu os motivos que provocam essa alteração genética.
Características
As características do nosso corpo são definidas por meio dos genes, que estão presentes nos cromossomos. Eles carregam tudo o que somos. Os cromossomos são pedaços do núcleo das células que contém as características que cada um herda do pai e da mãe.
Mesmo sabendo das semelhanças entre as pessoas com Down, não há exames que determinem, no nascimento, como a pessoa vai evoluir durante a sua vida. Hoje, com o avanço da medicina, sabe-se que para a criança Down desenvolver todo seu potencial é importante que, desde cedo, seja amada e estimulada pela família e profissionais habilitados.
A alteração genética faz com que todas as crianças com Down sejam muito parecidas. Entre as características, estão a hipotonia ou flacidez muscular, comprometimento intelectual, fazendo com que a pessoa aprenda mais devagar e a aparência física.
O preconceito ainda é um dos maiores obstáculos enfrentados pelas pessoas portadoras da Síndrome de Down. No entanto, diversos exemplos de superação e inclusão estão sendo colocados em prática, o que serve de incentivo para todas às pessoas.