Gazeta de Muriaé
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Em 16/03/2012 às 10h07

Maria Angélica Amaral é homenageada no Dia da Mulher

Pela sua trajetória de vida que se destaca pelos serviços prestados à comunidade com dedicação e amor, ela recebeu o troféu Dona Ivone Lara

Maria Angélica de Paula Amaral nascida na cidade de Miradouro. Filha dos saudosos, Eglê Alvim do Amaral e Antonieta de Paula Amaral. É a sétima filha de uma grande família, composta por 14 irmãos. Aos sete anos de idade, mudou-se para Muriaé. Cursou o primário nas Escolas Estadual Silveira Brum e Mário Macêdo e o 1º grau no Colégio Santa Marcelina e Escola São Paulo, terminando seus estudos em 1979, formou-se professora pela Escola Estadual Olavo Tostes.

No ano seguinte iniciou sua carreira como professora e assim lecionou em várias escolas estaduais da cidade e distritos de Muriaé, por cinco anos. Porém, sua realização profissional estava no comércio. Em 1985 abandonou a sala de aulas e engajou-se como proprietária de loja de roupas em Muriaé.

Neste mesmo ano, casou-se. Como fruto do enlace teve três filhos, sendo a primogênita, a filha Luana. Dois anos mais tarde, Deus foi fiel a vontade dela e a abençoou com uma gestação gemilar, proporcionando-lhe a grande felicidade de ser mãe de Leonel e Lara. Em 1995 desquitou-se, mudou para Macuco com seus filhos, onde teve a oportunidade em 1997 de tomar iniciativa e, juntamente com a prefeitura, inaugurou a Creche Municipal de Macuco, onde era coordenadora. Em maio de 1998, a pedido das mães daquela comunidade e com o apoio da prefeitura, inaugurou o Pró-Criança, dando-lhe o nome de "Criança Esperança", atendendo crianças de 7 a 14 anos. Empreendimentos que auxiliaram a comunidade.

Em 2005, coordenou, estruturando o sopão de Muriaé, dando-lhe o nome de "Sopão União faz a Força".

Já no ano de 2006, a pedido das mães da comunidade de Macuco, voltou a coordenar a creche do distrito, onde atuou por mais três anos e meio, revigorando e reestruturando o estabelecimento.

Em setembro de 2009, convidada pela Secretária de Ação Social, Eveline Castro do Amaral, passou a coordenar o abrigo municipal de Muriaé "Casa Lar", onde ainda desenvolve seus trabalhos.

Hoje, Maria Angélica sente-se realizada em todos os aspectos de sua vida. Está aguardando para abril sua aposentadoria, não para deixar de trabalhar, mas para agora lutar pela família. É uma mulher que sabe que cumpriu com seus deveres e mesmo nas dificuldades e provas do dia a dia, sempre esteve de bem com a vida, inclusive ajudando as pessoas mais necessitadas e tendo "Deus" em 1º lugar e em mente, que para vencer, "Lutar sim, desistir nunca!".

*Maria Angélica de Paula Amaral foi uma das agraciadas com o troféu Dona Ivone Lara na solenidade que comemorou o Dia Internacional da Mulher promovida pela Prefeitura de Muriaé, Fundarte e Grupo Consciência e Negrume, no Grande Hotel Muriahé no último sábado, 10, às 19h.  

image

image

image

Tags: Mulher, Homenagem



Gazeta de Muriaé
HPMAIS