Em 01/06/2007 às 07h25
Em comemoração aos 116 anos de emancipação de Eugenópolis, a Prefeitura do município presenteou seus moradores e a região com um espetáculo de agilidade e precisão: o show do Esquadrão de Demonstração Aérea, popularmente conhecida como “Esquadrilha da Fumaça”.
Muitos filhos da terra, ao lado de visitantes que guardam grande carinho pela cidade, reuniram-se para admirar os pilotos brasileiros. A apresentação, que aconteceu no sábado, 26 de maio, teve entrada convertida em 1 kg de alimento, e deixou muita gente, entre crianças e adultos, de boca aberta com a audácia dos militares “embaixadores do Brasil no céu”.
A história da Esquadrilha começa em 14 de maio, de 1952, quando foi realizada sua primeira apresentação. Desde então, milhares de pessoas têm tido a oportunidade de travar um emocionante e inesquecível contato com a perícia dos pilotos e com a competente equipe de mecânicos que os assessora, e despertam, por isso, o reconhecimento, a admiração e o respeito pela Força Aérea Brasileira.
Para que a cidade de Eugenópolis pudesse trazer esse espetáculo para a região, foi preciso muito empenho e dedicação por parte dos organizadores. “Tudo começou com uma vontade do Major Barroso, que é filho da terra, em trazer a Esquadrilha a Eugenópolis. No ano passado, eu estava na casa dele e conversamos a respeito da Esquadrilha se apresentar aqui. Ele conversou com o Major Davi, de quem é muito amigo e, juntos, resolveram dar andamento a esse sonho”, conta o empresário Leonardo Morcerf, responsável pelos contatos.
Com uma agenda lotada, não é fácil encontrar data para uma apresentação. Com mais de três mil demonstrações, a Esquadrilha da Fumaça participa de eventos durante todo o ano, tanto no Brasil, quanto no exterior, de onde acabam de retornar de espetáculos nos Estados Unidos e Canadá. “Também já estiveram no Chile, Equador e Paris”, lembra Morcef.
A idéia inicial era que o show em Eugenópolis já tivesse ocorrido no último ano, o que não foi possível por incompatibilidade de agenda: “A nossa vontade era trazer na festa da cidade, mas aproveitamos o mês de maio, que é quando o município comemora seus 116 anos de emancipação. O major Barroso, através de seu conhecimento com o pessoal da Esquadrilha, conseguiu a data para 26 de maio e eu fiquei encarregado de organizar a agenda para cá. Deu muito trabalho, mas conseguimos o apoio da Prefeitura e vemos que valeu a pena”, explica Leonardo Morcerf.
O procedimento da Esquadrilha da Fumaça para se apresentar é feito com total segurança, já que uma verificação prévia é realizada por membros da equipe e autoridades do município. Morcef conta que hospedou o capitão Santos, responsável pela inspeção das condições de local. Na oportunidade, o empresário apresentou o Capitão ao secretário de Desenvolvimento Econômico de Muriaé, Cézar Bianchi (Cézar das Máquinas), que também está tentando, através da Prefeitura, levar a apresentação aos muriaeenses.
“Espero que consigam agendar para Muriaé. O Cézar já enviou o requerimento e agora eles analisam a data para ver se há disponibilidade, porque, como me explicaram, eles verificam a região de apresentações, por exemplo, nos últimos dias, estiveram em Vila Velha e Cachoeiro de Itapemirim antes de virem para Eugenópolis. A cartada foi dada, Muriaé mandou o requerimento e, agora, vamos ver se conseguimos levá-los também àquela cidade, através do esforço da prefeitura Municipal, porque é um espetáculo que engrandece os olhos e mostra toda a destreza de nossos pilotos”, finalizou Morcerf.