Gazeta de Muriaé
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Em 12/03/2012 às 14h53

Clínica Reviver há 10 anos no tratamento de dependentes químicos

A Associação Reviver Centro de Reabilitação, mais conhecida como Clínica Reviver, foi implantada em Muriaé em 2002 pelo Pastor Fernando Ribeiro de Arede Júnior (na foto ao lado), que está à frente do projeto até hoje, dirigindo a comunidade terapêutica com muito entusiasmo e dedicação. A Clínica fica localizada no Km 696 da BR 116, zona rural em Muriaé e tem a capacidade de receber 16 internos, sejam eles, adolescentes, jovens ou adultos, que desejam se tratar da dependência química.

No projeto Reviver os internos são submetidos a uma rotina diária com horários, responsabilidades, terapias e atividades dinâmicas. Uma psicóloga e uma educadora, além do pastor idealizador da clínica, que é especializado na área de dependência química, oferecem palestras, terapias, dinâmicas e acompanhamentos para os assistidos.

De acordo com Pr. Fernando os internos são acordados às 7h por uma campainha que é tocada por três vezes. Eles fazem a higiene e logo em seguida tem uma tarefa para realizar, depois é servido o café, que não é café, mas, chá, leite e pão. Às 9h é feita uma terapia, onde é focado muito o evangelho, pelo fato da clínica ser evangélica, a terapia termina às 11h, quando tem um momento de lazer entre os internos. Às 12h é servido o almoço, depois acontece um momento de descanso até às 14h. À tarde acontecem algumas atividades que variam de acordo com o dia da semana: segunda-feira, a psicóloga, Jaine trabalha na terapia do humor, do temperamento; terça-feira Nalva, educadora, trabalha princípios de comportamento; quarta e quinta são os dias do labor terapia - terapia a base de trabalho: cuidar da horta, do açude, buscar lenha, etc, "são atividades para suar", disse Pr. Fernando, e na sexta-feira, a Jaine e Nalva trabalham com os assistidos ao mesmo tempo, Jaine faz um acompanhamento individual e Nalva faz a dinâmica com os outros internos.

O Pr. Fernando já está trabalhando na área da dependência química há 25 anos e no decorrer desse tempo fez seminário, algumas pós-graduações na área, cursos especializados em dependência e sempre tem se reciclado em assuntos diversos relacionados ao mundo da dependência química. Segundo ele, seu interesse por essa área surgiu quando chegou ao fundo do poço, passando por uma vida de uso de drogas e bebidas, tento que se internar em uma comunidade terapêutica para se tratar, lá começou a bater de frente com ele mesmo e começou a conviver com pessoas que tinham problemas de verdade. Ele se recuperou das drogas em 1985 e de uma vez por todas. Passou a sentir compaixão pelas pessoas com quem conviveu na clínica e resolveu transmitir os ensinamentos do evangelho a elas, e a sentir a necessidade de se especializar tecnicamente na área da dependência química.

O fundador da Clínica Reviver disse que está construindo uma segunda clínica Reviver em Muriaé, numa chácara, na rua que vai dar na penitenciária, com previsão para inaugurar em meados desse ano, em julho ou agosto.

Pr. Fernando declarou que recebe apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social no trabalho realizado na Reviver, "a Eveline é o braço direito da clínica", afirmou a respeito da Secretária Municipal de Desenvolvimento Social.

Para se comunicar com o Pr. Fernando, em caso de prestação de serviços voluntários na clínica, ou necessidade de internação e ajuda é só ligar nos telefones: 8807-3344 / 3728-4360.

Autor: Gazeta de Muriaé

Fonte: Gazeta de Muriaé

Tags: recuperação, drogas



Gazeta de Muriaé
HPMAIS