O
Dia Internacional da Mulher, celebrado a
8 de março, tem como origem as manifestações das mulheres
russas por melhores condições de vida e trabalho e contra a entrada do
seu país na
Primeira Guerra Mundial. Essas manifestações marcaram o início da
Revolução de 1917. Entretanto a ideia de celebrar um dia da mulher já havia surgido desde os primeiros anos do
século XX, nos
Estados Unidos e na
Europa, no contexto das lutas de mulheres por melhores condições de vida e
trabalho, bem como pelo
direito de voto.
No Ocidente, o Dia Internacional da Mulher foi comemorado no início do século, até adécada de 1920.
Na antiga União Soviética, durante o stalinismo, o Dia Internacional da Mulher tornou-se elemento de propaganda partidária.
Nos países ocidentais, a data foi esquecida por longo tempo e somente recuperada pelomovimento feminista, já na década de 1960. Na atualidade, a celebração do Dia Internacional da Mulher perdeu parcialmente o seu sentido original, adquirindo um caráter festivo e comercial. Nessa data, os empregadores, sem certamente pretender evocar o espírito das operárias grevistas do 8 de março de 1917, costumam distribuir rosas vermelhas ou pequenos mimos entre suas empregadas.
Em
1975, foi designado pela
ONU como o Ano Internacional da Mulher e, em dezembro de
1977, o Dia Internacional da Mulher foi adotado pelas Nações Unidas, para lembrar as conquistas sociais, políticas e económicas das mulheres. pre ela. Ela é sempre grande Sempre Mulher.
Sempre guerreira, mãe, amante e amiga. Ela é a dona da casa, profissional, intuitiva.Vê sem que a mostrem, escuta longe e sente perto. Cuidas das suas crias, de seus
amores e suas dores.Sofre calada, ri quando está triste, só para não preocupar os outros...Dá comida, abrigo, conselhos, dá a roupa do corpo se preciso for. Ela é nosso socorro, nosso porto seguro, nosso norte. Ela é a muralha e a flor. A vida e a morte. A mão que bate, afaga e constrói. Ela é o amor incondicional, a ausência que dói. Porque ela faz melhor, ela faz mágica, se divide em mil. E tudo sai perfeito, na hora certa, porque ela é surpreendente. Ela corre, batalha, cansa e sai linda do banho.Ela tem uma força só dela, única, um poder escondido. Ela têm muitas dentro dela... Ela sempre tem a palavra certa, ela sempre dá um colo ás amigas, ao filho, ao seu amor, ao seu cachorro... ela carrega o mundo! Ela é amorosa, solidária, uma Deusa aqui na terra. E ela é isso diariamente. Mesmo frágil, muitas vezes com medo Ela têm dúvidas e inseguranças Mas ela arrisca e ousa, ela vai em busca E ela sempre alcança.Porque ela é sempre ela Ela é sempre grande Sempre Mulher.
Parabéns a todas as Mulheres pelo dia Internacional das Mulheres