Em 24/05/2007 às 16h46
Na última quarta-feira, 23, às 19h, a Escola São Paulo reuniu professores, funcionários, alunos e familiares para a “Festa da Família”, uma confraternização de grande relevância em tempos marcados pela violência e pelo esquecimento de valores fundamentais ao ser humano.
Na abertura, o diretor da Escola, José Nicodemos Couto, destacou a família como patrimônio cultural da humanidade, uma comunhão de pessoas. “Sua atividade procriadora e educadora é reflexo da obra do Divino Criador. É uma instituição privilegiada, chamada a realizar uma comunhão de alma no bem-querer, promovendo o amor, a paz e a vivência de valores universais”, lembrou Nicodemos.
Para ele, a instituição familiar é responsável pela formação de valores: “As relações dentro da família acarretam uma infinidade de sentimentos, como alegrias, tristezas e partilhas, que provêm, sobretudo, do respeito mútuo e da história regada de valores que cada um constrói em seu contexto social, iluminando e dignificando várias gerações”.
A noite começou com uma homenagem póstuma às famílias do jovem Rafael, de 16 anos - vítima da violência que impera em nossa cidade -, e do menino Marco Antônio, de 11 anos, falecido naquele dia. Durante o minuto de silêncio solicitado, todos os convidados manifestaram seu pesar pelas perdas e rezaram por dias melhores.
Na seqüência, alunas da 6ª série fizeram uma apresentação de dança e o aluno da Educação de Jovens e Adultos (EJA), Gilberto Augusto de Oliveira, expressou a multiplicidade de significados do amor, através da música “Azul da Cor do Mar”.
As apresentações seguintes foram coordenadas pela professora de Educação Religiosa, Ana Maria Bani Lagata, que levou ao palco os alunos da 4a série, interpretando a música “O homem falou”, do cantor Gonzaguinha. “É uma forma carinhosa de homenagear a família, pois retrata o elo de união e a harmonia na evolução humana”.
E como maio é o mês das mães, essa figura fundamental da base familiar não ficou esquecida. A homenagem partiu dos alunos da Educação Infantil – Maternal 1o e 2o períodos -, que demonstraram seu amor e reconhecimento às mamães, tema, ainda, da apresentação da 2a série.
Os papais foram destaques do tributo do 1o ano, sendo chamados de super-heróis e campeões do coração.
Depois, foi a vez do avô, figura central da música “O ronco do vovô”, também apresentada pelo 1o ano.
Para fechar a noite com muita paz e harmonia, a Escola São Paulo, na figura dos alunos da 3a série, apresentou a homenagem “Receita de Vida”, destinada a todas as famílias, seguida de imagens emocionantes no telão. Mais tarde, os familiares foram convidados às salas de aula para receber um presente dos alunos.