Gazeta de Muriaé
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Em 24/05/2007 às 16h34

Saúde em Casa prossegue nos Distritos

  No último sábado (19), foi a vez dos distritos de Macuco, São Fernando e Boa Família receberem o Programa “Saúde em Casa”, uma iniciativa da Prefeitura de Muriaé, através da Secretaria Municipal de Saúde.

  Com o objetivo de levar assistência às famílias que residem em distritos muriaeenses e que, muitas vezes, têm maior dificuldade de acesso a atendimento e serviços de saúde, profissionais da Secretaria e dos PSF´s dedicaram-se a uma manhã inteira de trabalho nas três localidades. Entre os serviços oferecidos, campanhas contra DST, Aids, Hanseníase e Dengue, aferição de pressão, exames de glicemia, tratamento dentário e visitas médicas.

  Além de promover campanhas preventivas e atendimento médico - com presença de fisioterapeutas, dentistas, pediatras, profissionais da Funasa e do controle epidemiológico -, a iniciativa também permite um maior contato com os moradores e dá ao secretário de Saúde, Dr. Marcos Guarino, oportunidade para avaliar as necessidades da população distrital. “Fizemos uma pesquisa de opinião, conversando com a população sobre o funcionamento do PSF, a disponibilidade de medicamentos e o trabalho dos profissionais em Macuco e o pessoal respondeu muito satisfatoriamente. Tivemos 100% de acolhida e de elogios para os agentes, enfermeiros, para a medicação, disposição de insulina para diabéticos e, por isso, fiquei muito feliz, vendo que nosso trabalho na região está rendendo frutos”, disse o secretário.

  Durante o “Saúde em Casa” algumas equipes também percorrem os distritos fazendo visitas em residências: “O trabalho com as pessoas acamadas é muito importante. É um trabalho feito pelos agente de saúde e, como podemos comprovar, na prática, vemos que a situação nesse quesito é muito boa”, ressaltou Guarino.

  “Graças a Deus está tudo indo muito bem, nós somos sempre muito bem atendidos pelos funcionários do PSF e não temos nada do que reclamar”, elogiou a moradora de Macuco, Creuza Garcia. Seu marido, João Vicente, que é diabético, depende dos remédios oferecidos pelo Posto para controlar a doença: “Para mim está tudo legal.

uando vejo que tem algo faltando, porque acabou e não foi reposto ainda, aviso ao pessoal e eles vão á farmácia e logo mandam para cá”.

  Para a moradora de São Fernando, Rosângela Vieira, o atendimento no PSF de seu distrito não deixa nada a desejar. Luzia Bernardo, sua vizinha, disse: “Estamos sendo muito bem atendidos, as meninas que trabalham no Posto são muito boas, tratam a gente com muito carinho. Sou diabética e a medicação que preciso para a doença é encontrada com facilidade”.

  Para notificar certas doenças com grande incidência no município - como a hepatite -, o coordenador de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) da Secretaria de Saúde, Silvério Martins, também participa do programa, reiterando campanhas de prevenção da Sífilis e da Aids, com distribuição de preservativos. “As pessoas vêm com os sintomas, a gente toma nota, preenche o formulário, que é obrigatório e, a partir daí, o paciente já vai direto ao Posto e colhe o sangue, que é encaminhado ao laboratório”, explicou Silvério.

  Presente na manhã de atendimentos da Secretaria Municipal de Saúde nos distritos de Muriaé, o vereador Paulo Varella pôde conferir de perto os serviços prestados. “O trabalho tem sido sério, sob direção do Dr. Marcos, haja vista essas visitas que fizemos hoje, sem marcar, sem avisar, nas residências. Tivemos elogios para os agentes da secretaria, mostrando que não temos falta de medicamento ou atendimento, o que é muito importante para Muriaé e para região. E eu tenho certeza que se essa região está sendo bem trabalhada pelos PSF´s, as outras também vão estar, porque foi o que vimos em Bom Jesus, quando participamos do programa naquele distrito”, destacou Varella.

  Ao final do dia o secretário de Saúde, Dr. Marcos Guarino, fez um balanço positivo da empreitada, que contou com profissionais dos distritos e dos PSF´s dos bairros da Barra, Gaspar, Santa Terezinha e Aeroporto: “A avaliação é mais que positiva, mas sozinho ninguém faz nada. Com a equipe trabalhando e envolvendo a população, nós vamos levando um pouco mais de atenção às pessoas que têm dificuldade de acesso aos serviços de saúde. O pessoal de distritos, às vezes, tem dificuldades em chegar à cidade, e esse nosso trabalho é realizado justamente para isso, para proporcionar uma saúde melhor para a população dos distritos de Muriaé”.

  O programa “Saúde em Casa” tem sido considerado um verdadeiro mutirão da saúde da Administração Municipal. Neste sábado (26), atende à zona rural de Muriaé, no Patrimônio dos Carneiros e Bom Jardim.

Autor: Andréa Oliveira

Fonte: Gazeta de Muriaé



Gazeta de Muriaé
HPMAIS