Gazeta de Muriaé
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Em 14/02/2012 às 09h34

Muriaé terá este ano o Carnaval da doação e da criatividade

De acordo com funcionários da Fundarte, o planejado até o dia 31 de dezembro do ano passado, seria que Muriaé tivesse o melhor Carnaval dos últimos tempos, no entanto, devido ao infeliz episódio das enchentes vivido pela população da cidade, os planos mudaram de rumo. Porém, os muriaeenses continuarão tendo a oportunidade de cair na folia e se alegrar na festa mais popular do país, só que, será em um formato um pouco diferente do iria ser.

Em uma coletiva de imprensa convocada pela Fundarte na manhã da última segunda-feira, 13, a Gazeta de Muriaé, bem como os demais veículos de comunicação da cidade, tiveram acesso à programação deste Carnaval e a informações relevantes sobre como será os dias de samba no pé na cidade.

Em menores proporções e com uma estrutura mais modesta, sem depender de recursos públicos, o Carnaval deste ano está sendo organizado pela Liga Carnavalesca de Muriaé junto com os blocos que estão surgindo em cada bairro do município. A Fundarte está oferecendo todo o apoio e suporte logístico necessário para a realização da festa, no entanto, para isso, está utilizando de parcerias e dispensando os recursos públicos que serão mais bem aproveitados para benefícios junto aos prejudicados pelas enchentes.

Sandro Carrizo, presidente da Liga Carnavalesca de Muriaé, no decorrer da reunião que aconteceu nas dependências da Fundarte no Terminal Rodoviário de Muriaé, definiu bem como será a maior festa popular do país, este ano, na cidade, “vai ser o carnaval da doação e da criatividade, o samba vai rolar, não vai perder o brilho nem muito menos a animação”, e ainda acrescentou, “não é só com o recurso público que se faz um carnaval, mas também através da disposição da comunidade de se organizar e fazer a festa acontecer”, afirmou o carnavalesco.

Segundo a Fundarte, a Polícia Militar de Muriaé disponibilizou 30 homens de seu efetivo para realizar a segurança na Praça João Pinheiro durante os dias do Carnaval. A festa este ano vai terminar um pouco mais cedo, pois não terão bandas para dar prosseguimento, consistirá no desfile dos blocos. As pessoas que forem participar do Carnaval, que acontecerá na Praça João Pinheiro, devem levar 1 kg de alimento não perecível para doação, todos os alimentos recolhidos serão entregues aos atingidos pelas enchentes.

Inauguração do Coreto da Praça João Pinheiro
Outro evento importante que marcará o Carnaval já nos primeiros dias da festa será a inauguração do Coreto da Praça João Pinheiro, na sexta-feira, 17, a partir das 18h, promovido pela Prefeitura de Muriaé. Os presentes poderão assistir a uma apresentação de roda de samba pelo grupo Sambloco e outros músicos de Muriaé, além de marchinhas de carnaval tocadas pela Banda Sociedade Musical União dos Artistas.

Para Gilca Napier, superintendente da Fundarte, “esse vai ser o maior Carnaval de Muriaé, porque será organizado pela verdadeira cultura popular”, disse concluindo.

Segue abaixo a programação oficial para os dias de Carnaval

Dia 16 de fevereiro (quinta-feira)

Concentração do Bloco "Você assa e eu acho graça" na Praça São Paulo a partir das 17 horas.

Dia 17 de fevereiro (sexta-feira)

Inauguração do Coreto da Praça João Pinheiro com apresentação de roda de samba e marchinhas de carnaval às 19 horas.

Dia 19 de fevereiro (domingo)

Baile do Clube da Melhor Idade às 15 horas com a Banda Sociedade Musical União dos Artistas

Desfile dos Blocos na Praça João Pinheiro às 20 horas.

1.     Marambloco

2.     Bloco do Papagaio

3.     Escola de Samba Unidos do Santa Terezinha

4.     Escola de Samba Canarinho

 Dia 20 de fevereiro - (segunda-feira)

Desfile do Bloco das Piranhas às 17 horas no Bairro Colety

Desfile do Bloco do Papagaio pelas ruas do Bairro Aeroporto às 19 horas

 

 

 

Autor: Gazeta de Muriaé

Fonte: Gazeta de Muriaé

Tags: carnaval, criatividade, blocos



Gazeta de Muriaé
HPMAIS