Em 06/02/2012 às 16h07
Como parte integrante do Minha Casa, Minha Vida do governo federal, serão construídas no Bairro Dornelas II, na primeira etapa do projeto, 164 casas populares destinadas a famílias carentes que serão previamente selecionadas pela Caixa Econômica Federal.
De acordo com João Paulo Castelhano Porto, que exerce a função de Chefe de Seção na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social existem alguns critérios para participar da seleção de distribuição das casas, entre eles estão: ter uma renda familiar de até R$1.395,00; não ter nem nunca ter tido nenhum tipo de financiamento pela Caixa Econômica Federal; e a família tem que ter também o CAD Único que pode ser providenciado na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social.
Segundo João Paulo que participa da montagem dos processos recebidos pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, das famílias que desejam ser beneficiadas com uma dessas casas e que, posteriormente serão encaminhados para a Caixa Econômica Federal, para que seja então feita a seleção, atualmente o projeto está na fase de terraplanagem do terreno e contenção de encostas, sendo a expectativa de que fique pronto em setembro.
A estrutura física das casas, conforme declarou João Paulo, será de: dois quartos, sala, cozinha e banheiro.
O Chefe de Seção disse que cerca de 600 pessoas já deram entrada nos processos que estão sendo montados. E que ainda estão sendo recebidas mais documentações. As pessoas interessadas e que se enquadrarem nos critérios exigidos podem procurar as assistentes sociais nos CRAS ou se dirigirem ao Núcleo de Assistência Social ao lado do Conselho Tutelar no Terminal Rodoviário. A documentação exigida é: Identidade, CPF, Certidão de Casamento (se casados) ou Certidão de Nascimento (se solteiro) – dos responsáveis.
A Prefeitura de Muriaé fez a doação do terreno onde serão construídas as casas, a Caixa fará a licitação para escolher a empresa responsável pelas obras e o recurso é todo originário do governo federal.