Em 06/02/2012 às 08h10
Foi realizado na última sexta-feira (3), às 11h, no Hemocentro de Belo Horizonte da Fundação Hemominas, o lançamento oficial das atividades do Teste NAT nos hemocentros brasileiros. O NAT é um teste para detecção de Ácido Nucleico, que já é aplicado nos Estados Unidos, países da Europa, Austrália e Japão.
A Fundação Hemominas já realiza o teste NAT na triagem dos doadores de sangue de suas unidades desde o final do ano passado, atendendo 100% da demanda da hemorrede pública do Estado de Minas Gerais. A Hemominas tem a maior rede hemoterápica do país.
O evento teve a presença do secretário de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, Helvécio Miranda Magalhães Júnior; do secretário de Estado de Saúde, Antônio Jorge de Souza Marques, e da presidente da Fundação Hemominas, Júnia Cioffi.
NAT na Hemominas
Na Rede Hemominas, o NAT está sendo utilizado para detecção de Ácido Nucleico para o HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana) e HCV (Virus da Hepatite C) e objetiva diminuir o risco transfusional causado por esses vírus. Com a implantação do NAT, o período de janela imunológica – que é o tempo em que o vírus permanece indetectável pelos testes, mas existe a possibilidade de transmissão de doenças – é reduzido de 22 para 10 dias, no caso do HIV, e de 35 para 12 dias, no caso do HCV. O NAT investiga a presença do material genético do vírus e não a de anticorpos contra o vírus.