Gazeta de Muriaé
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Em 01/02/2012 às 13h26

Curso de capacitação reúne gestores em Muriaé

Com o objetivo de atender aos municípios da zona da mata mineira que decretaram situação de emergência devido às últimas enchentes, com relação à execução do serviço de assistência à população atingida e o emprego do recurso público que foi antecipado pelo governo, está sendo realizado no Auditório do prédio do Centro de Desenvolvimento da Moda (CD Moda), anexo à Feira do Agricultor, na Rua Sinval Florêncio da Silva, 02, no Centro, em Muriaé, um curso de capacitação aos gestores dessas cidades.

O encontro teve início por volta das 9h e conta com a presença de aproximadamente 52 pessoas que vieram de diversas cidades da região, entre elas: Cataguases, Astolfo Dutra, Rio Doce, Dona Euzébia, Espera Feliz, Muriaé, Eugenópolis, Miraí, Rio Casca, Antônio Prado de Minas, Canaã, Faria Lemos, São Miguel do Anta, Lima Duarte, Araponga, São Geraldo, Ubá, Leopoldina, Pedro do Anta e Brasília.

O curso está sendo promovido pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) em parceria com a Associação Mineira de Municípios (AMM) e o Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).

Os participantes estão sendo orientados através de palestras e esclarecimentos de dúvidas a respeito do assunto em pauta. O encontro traz como alguns de seus capacitadores duas técnicas do Ministério de Desenvolvimento Social de Brasília/DF, uma técnica da Associação dos Municípios Mineiros, além da superintende da política de assistência social da Sedese de Belo Horizonte.

A primeira palestra que foi ministrada aos presentes abordou a questão do piso mineiro que vai ser antecipado aos municípios que decretaram estado de emergência. Eles receberão antecipadamente seis parcelas do piso mineiro. Sendo este um recurso estadual que normalmente já é repassado aos municípios de forma mensal e nessa situação de emergência serão antecipadas seis parcelas. Gilvânia, suprintendente da Sedese de Belo Horizonte foi quem apresentou a palestra.

De acordo com Ana Maria Silveira Reis, diretora regional da Sedese de Muriaé, foram convidados a participar da capacitação 44 municípios, especificamente o gestor da assistência social e um técnico para acompanhá-lo, tanto da própria assistência social, como da secretaria de planejamento, por tratar-se de recurso público.

Este é o quarto encontro realizado no estado de Minas, sendo o primeiro com este foco na zona da mata mineira, conforme informou Ana Maria, que acrescentou, "a gente espera que não haja necessidade de ter mais porque é uma situação atípica e é só mesmo quando os municípios decretam emergência".

Aparecida Rodrigues, representante da Secretaria Nacional de Assistência – Ministério de Desenvolvimento Social que estava presente no encontro, ressaltou que via a participação dos gestores de forma bastante positiva, "inclusive tenho sido surpreendida com a participação", enfatizou ela, elogiando a presença dos gestores e representantes dos diversos municípios presentes.

_ "Temos passado a maior parte do trabalho tirando todas as dúvidas possíveis, sobretudo em relação a como fazer esta gestão, dos abrigos, desta situação de emergência que os municípios tem vivido, espero que as dúvidas de todos eles tenham sido esclarecidas", encerrou Aparecida Rodrigues.

 

Palestra ministrada aos presentes

image 

Participantes do curso

image

Gilvânia, superintendente da Sedese de Belo Horizonte foi a palestrante desta manhã

image

Aparecida Rodrigues, representante do Ministério de Desenvolvimento Social

 image

Ana Maria Silveira Reis, diretora regional da Sedese de Muriaé

image

 

Autor: Gazeta de Muriaé

Fonte: Gazeta de Muriaé

Tags: capacitação, gestores, recursos



Gazeta de Muriaé
HPMAIS