Gazeta de Muriaé
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Em 11/05/2007 às 08h21

Vítimas de enchentes podem sacar FGTS

  A Caixa Econômica está liberando o Fundo de Garantia (FGTS) dos trabalhadores que tiveram suas residências atingidas pelas enchentes do final de 2006 e início de 2007. O objetivo da medida, dentre outras já adotadas pelos governos Federal, Estadual e Municipal, é dar amparo à população, permitindo que essas pessoas possam aliviar parte das perdas causadas pela situação catastrófica.

  Os recursos podem ser sacados pelos trabalhadores que tenham FGTS por estarem trabalhando ou por já terem trabalhado com carteira assinada. É preciso procurar a agência da Caixa Econômica, munido de cópias e originais do CPF, RG, comprovante de endereço (conta de luz ou telefone, por exemplo), Carteira de Trabalho, documentos do imóvel, boletim de ocorrência comprovando a invasão da residência pelas águas das enchentes.

  O processo já está libertado, visto que o prefeito José Braz, na época das inundações, decretou estado de emergência no município.

  As pessoas que não tiverem a documentação do imóvel afetado, por não serem inquilinos e, sim, locatários, podem procurar a Secretaria Municipal de Finanças, localizada à rua Cel. Domiciano, onde existem técnicos especializados para realizar uma vistoria nas residências e providenciar a liberação do fundo de garantia.

  Até a tarde de quarta-feira (09), a Secretaria já havia registrado 500 atendimentos. De acordo com os dados colhidos pela Prefeitura durante as enchentes, cerca de 2.600 casas foram atingidas. “Quem tem direito à retirada e já possui toda a documentação exigida, está indo direto à Caixa. Nós prestamos ajuda àqueles que estão com alguma dificuldade em juntar os documentos, ou porque estes foram perdidos durante a enchente ou porque estão em nome do inquilino, no caso de imóveis alugados. A procura tem sido muito grande, mas estamos conseguindo resolver todos os casos”, explica Carmem Caldas, secretária municipal de Finanças.

      A solicitação para o saque do FGTS pode ser feita nas agências da Caixa Econômica Federal até o dia 09 de junho. “Chamamos a atenção porque depois dessa data, o saque não pode mais ser feito dentro dessa situação de catástrofe, de enchentes. Nós colocamos uma equipe à disposição da população e, até agora, o atendimento tem sido bastante proveitoso”, diz a secretária.

  Já com o FGTS em mãos, a doméstica L. N. diz que irá usar o benefício para readquirir os móveis perdidos durante a enchente. “Eu estava guardando algumas coisas em um cômodo alugado. Eram os móveis para minha casa nova, porque vou me casar no final do ano. Com o aguaceiro, perdi boa parte do que havia comprado.

  Agora tenho que começar tudo de novo e essa ajuda vai ser muito útil”.

Autor: Andréa Oliveira

Fonte: Gazeta de Muriaé



Gazeta de Muriaé
HPMAIS