Gazeta de Muriaé
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Em 27/01/2012 às 09h09

Joancélio Peçanha, diretor presidente do Condesc fala sobre sua nova gestão

"...eu adoro estar no meio de pessoas empreendedoras, pessoas que falam de negócio... me sinto altamente valorizado em poder contribuir com a sociedade da minha cidade..."

Diretor Presidente das Lojas Joan Jóias e atualmente, Diretor Presidente do Condesc-Conselho de Desenvolvimento Econômico, Social e Cultural de Muriaé, Joancélio José da Silva Peçanha, um homem obstinado pelo empreendedorismo, fala em entrevista exclusiva à Gazeta de Muriaé, sobre o Condesc, sobre como se sente assumindo esse cargo, seus planos para sua gestão, entre outras coisas mais.

Gazeta – O que significava o Condesc e o que ele significa hoje?

Joancélio - O Condesc antes significava Conselho de Desenvolvimento da Confecção e hoje significa, Conselho de Desenvolvimento Econômico, Social e Cultural de Muriaé.

Gazeta – Por que houve essa reestruturação no Condesc?

Joancélio - O Condesc tem nove anos que foi criado e ele foi criado focado no setor de confecção, o pessoal das confecções se uniu, se organizou e teve muitas e muitas conquistas em prol do desenvolvimento da confecção de Muriaé. Passando esses noves anos, os diretores que estiveram à frente do Condesc, decidiram que esse desenvolvimento fosse direcionado e prestigiasse outros setores também. Por isso que houve esta reestruturação para que levasse desenvolvimento e desse segmento a outros setores da economia de Muriaé também.

Gazeta – Qual é o objetivo do Condesc?

Joancélio - O objetivo do Condesc é exatamente a sigla do Condesc-Conselho de Desenvolvimento Econômico, Social e Cultural de Muriaé. Hoje nós trabalhamos nesse foco, desenvolver a economia de Muriaé e região. Porque o desenvolvimento da região em torno de Muriaé é importante para o desenvolvimento de Muriaé, assim como Muriaé é importante para o desenvolvimento das cidades vizinhas também.

Gazeta – Como que foi constituída essa nova diretoria do Condesc?

Joancélio - A diretoria do Condesc foi direcionada por um bom senso, mudaram os diretores e foi procurado um diretor que não atuasse no ramo de confecção, porque até agora só o ramo de confecção foi abrangido. Então, por eu ter sido presidente da CDL antes, que abrange o comércio a indústria, vários segmentos, e o Condesc também atua em diversos segmentos: construção civil, mecânica, moveleiro, indústria, varejo, atacado. Na CDL ganhei uma experiência muito ampla em diversos setores e tive o privilégio de ser convidado para exercer a presidência do Condesc e aceitei com muito orgulho, porque quando eu sinto pessoas entusiasmadas, interessadas com o desenvolvimento de Muriaé, eu fico muito honrado em participar dessa equipe e poder trabalhar junto com ela.

Gazeta – Quais são seus projetos a frente do Condesc?

Joancélio - Nós reunimos e projetamos o seguinte: criamos 12 diretorias do Condesc, diretor presidente do setor moveleiro, do setor de confecção, setor de indústria, e outros, não vou citar todos. Então esta gestão é que vai dar andamento nos meus trabalhos pela duração de dois anos. Nós estamos no início agora, fizemos uma reunião e debatemos o que é prioridade em cada setor. Por exemplo, no setor de mecânica, já reunimos e decidimos que a prioridade deles é na parte elétrica, então já movimentamos o Senai e o Senai já vai trazer um curso de mecânica para Muriaé na parte de eletrônica. Então, a partir disso aí nós vamos reunir e diagnosticar qual é a demanda de cada setor, determinando as prioridades por setor, cada setor terá enumerada suas prioridades.

Gazeta – Você já esteve à frente de algum outro órgão prestador de serviço anteriormente?

Joancélio - Já estive há oito anos na diretoria da CDL. Fui promotor de eventos, produtos e serviços, vice-presidente, presidente, hoje faço parte da diretoria da CDL e achei interessante o convite para o Condesc, pois é uma inovação para mim. Estive na presidência da CDL de 2009 a 2010, o mandato da CDL é como o do Condesc, de dois em dois anos, podendo ser reeleito por mais dois anos.

Gazeta – Você gosta de exercer este tipo de serviço, você se sente realizado?

Joancélio  - Gosto muito, me sinto realizado. Cada pessoa tem suas distrações, um gosta de futebol, um gosta de pescaria, outro gosta de servir a uma entidade religiosa, eu adoro estar no meio de pessoas empreendedoras, pessoas que falam de negócio, que falam de trabalho, me sinto muito à vontade nisso e me sinto altamente valorizado em poder contribuir com a sociedade da minha cidade, onde eu procuro dar a minha colaboração para fazer de Muriaé a melhor cidade do mundo para eu viver, criar meus filhos, minha família e meus amigos viverem.

Gazeta – Qual é o endereço do Condesc?

Joancélio - Rua Sinval Florêncio da Silva, 02, no Centro, onde se realiza a feira. O telefone do Condesc é 3729-1284, tem uma secretária que se chama Leandra e estamos sempre atentos, interessados, aqueles leitores que tiverem alguma sugestão, que possa me ligar, ou ligar para o Condesc, passando sua sugestão. Estamos prontos a receber todo tipo de pessoa que tem alguma sugestão para contribuir conosco.

Gazeta – Qual é a mensagem que você gostaria de deixar para os leitores da Gazeta de Muriaé:

Joancélio - O trabalho que nós fazemos que é voluntário, retorno dele é justamente o prazer de estarmos colaborando com a cultura, o trabalho, a economia da cidade e quando essas oportunidades aparecerem em sua porta, procure abraçá-las e fazê-las com dignidade, essa é a mensagem que eu deixo para os leitores.

Autor: Gazeta de Muriaé

Fonte: Gazeta de Muriaé

Tags: empreendedor, cargo, planos



Gazeta de Muriaé
HPMAIS