Gazeta de Muriaé
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Em 20/01/2012 às 10h36

A pele e o sol

O Brasil é o pais do sol.
Nosso clima tropical apresenta alta incidência de dias ensolarados , favorecendo as atividades de laser e os esportes praticados ao ar livre. Além disso nossas belas praias são um enorme atrativo para um encontro social, seja em busca de refresco para o calor ou de diversão. Afinal são mais de oito mil quilômetros de litoral,uma imensa área de lazer gratuito onde pessoas de todas as idades se encontram e confraternizam.
No entanto, o sol, que nos proporciona dias inesquecíveis pode nos trazer problemas imediatos e futuros para nossa pele. Por isso aqui vai algumas dicas de como aproveitar o sol de uma forma saudável.

*proteja as crianças desde cedo, aplicando o protetor solar regularmente a cada duas horas, que ofereça elevada proteção contra UVA e UVB. Certifique se que elas vistam uma camiseta, chapéu ou boné e óculos escuros.
*Evite exposição ao sol entre 11:00 horas da manhã e 16:00 horas no verão, pois o índice de raios UVB é mais alto.
*Tenha cuidado de não se expor ao sol sobre o pretexto que já aplicou o protetor solar, você deve aplicá-lo a cada duas horas.
* Use sempre óculos escuros de categorias 3 ou 4. O UV e invisível mais pode queimar seus olhos.
* Nunca se exponha ao sol após usar produtos perfumados, pois estes podem produzir manchas, alergias e queimaduras.
*Tenha cuidado em relação as falsas impressões sobre segurança, mesmo que o dia esteja nublado lembre-se sempre de se  proteger, pois as nuvens na realidade deixam 90% do UV passar.
*Nunca se exponha ao sol sem a devida proteção, e escolha sempre produtos com proteção elevada, qualidade comprovada, e que seja adequado ao seu tipo de pele.
*Enxugue-se sempre após nadar ao invés de se secar ao sol, porque as gotas de água aumentam o impacto do sol, aumentando o risco de queimaduras.
* Beba água com bastante freqüência, no mínimo 2 litros por dia, é muito importante manter-se bem hidratado.
* Evite o contato com frutas como limão, laranja, tangerina, pois os mesmos podem causar manifestações alérgicas semelhantes a uma queimadura, chamada de fitofotomelanose.

Dra. Karina A. Fraga Baldanza
CRM 37335

Dermclin - Clínica Dermatológica

Rua Cel. Izalino, 187 - sala: 202

Edifício das Clínicas - Centro

Muriaé/MG

Telefone: 3722-3105

Autor: Karina Agostini Fraga Baldanza - Dermatologista

Fonte: Karina Agostini Fraga Baldanza - Dermatologista

Tags: pele, verão



Gazeta de Muriaé
HPMAIS