Em 20/01/2012 às 09h16
O presidente da Câmara de Vereadores de Muriaé, Vander Gonçalves nomeou, na última segunda-feira, 16, a advogada, Zélia Rodrigues Couri, como a nova procuradora jurídica do legislativo municipal. Porém, sua nomeação consta da data de 11 de janeiro de 2012, pois, segundo Zélia, mesmo antes dela receber o convite formal por parte de Vander, ela já estava trabalhando em prol da Câmara. A jurista assume o lugar que antes era do advogado, Nilson Paulo Gouveia Filho, o qual pediu exoneração do cargo.
Zélia, que trabalha na área jurídica há dez anos, possui uma vasta experiência em relação às atividades da Câmara de Vereadores, onde já exerceu a função por três mandatos, sendo o último deles, encerrado no ano de 2005, conforme informações da própria advogada.
Logo que assumiu o cargo, a advogada começou a desenvolver a redação de dois projetos de lei que estavam aprovados na Câmara desde dezembro. São referentes aos planos de carreira para os servidores do Demsur e da Fundarte. De acordo com Zélia, eles já foram encaminhados para o município e na última quinta-feira, 19, ela recebeu uma ligação do procurador do município dizendo que eles já vão ser sancionados e entrarão em vigor com data de 1º de janeiro de 2012. "Esses projetos já estão transformados em lei", afirmou a nova procuradora jurídica da Câmara de Vereadores de Muriaé.
Zélia fez questão de ressaltar que ela foi nomeada procuradora da Câmara de Vereadores e não dos vereadores e que foi investida neste cargo não em pedido de nenhum partido e de nenhuma pessoa, porém foi uma escolha pessoal do presidente da Câmara.
Seu cargo poderá vir a ser rompido a pedido da própria advogada, ou então, por decisão do presidente da Câmara, se assim ele entender necessário, portanto, se nenhum imprevisto ocorrer, ele deverá perdurar por um ano, de acordo com o prazo do mandato do atual presidente do legislativo municipal.
A procuradora da Câmara disse que seu maior e principal projeto para esta sua nova função é sempre visando o interesse público, "eu pretendo tudo fazer sempre pensando no interesse do povo de Muriaé. Todos os projetos apresentados pelos vereadores terão pareceres favoráveis sempre que eles visarem melhorar a qualidade de vida das pessoas, para que elas possam ser mais felizes, para que elas possam sentir mais seguras na sua convivência diária dentro do município, para que elas possam estar mais satisfeitas com os seus representantes na Câmara Municipal", declarou a jurista.
A procuradoria da Câmara é um cargo em comissão, "eu vou exercer uma atividade de inteira confiança do presidente", disse Zélia. E suas atividades estão compreendidas dentre tantas em, assessorar os pareceres que precisarão ser emitidos, visar à constitucionalidade e a legalidade dos projetos discutidos e aprovados pelos vereadores, entre outras.