Gazeta de Muriaé
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Em 04/01/2012 às 22h02

Leptospirose: fique atento!

Sempre há riscos de infecção em caso de enchentes.

            Leptospirose é uma doença infecciosa causada por uma bactéria chamada Leptospira presente na urina do rato. Em situações de enchentes e inundações, a urina dos ratos, presente em esgotos e bueiros, mistura-se à enxurrada e à lama das enchentes. Qualquer pessoa que tiver contato com a água ou lama contaminadas poderá se infectar. A Leptospira penetra no corpo pela pele, principalmente se houver algum ferimento ou arranhão.

            Os principais sintomas são: febre, dor de cabeça, dores pelo corpo, principalmente nas panturrilhas (batata-da-perna), podendo também ocorrer icterícia (coloração amarelada da pele e das mucosas). Apesar dos sintomas iniciais serem parecidos com os de outras doenças, pessoas que tiveram contatos com as águas da enchente devem ficar atentos e procurar um médico tão logo eles apareçam, o que pode ocorrer de 7 a 14 dias depois do contágio. Nas formas mais graves são necessários cuidados especiais, inclusive internação hospitalar.

             Pessoas que vão trabalhar na limpeza de lamas, entulhos e desentupimento de esgoto após as águas baixarem, devem usar botas e luvas de borracha (se isto for possível, usar sacos plásticos duplos amarrados nas mãos e nos pés). 

            As leptospiras são sensíveis à desinfetantes comuns, será necessário lavar e desinfetar o chão, as paredes, os objetos caseiros e as roupas atingidas com água sanitária, na proporção de 4 xícaras de café deste produto para um balde de 20 litros de água. Depois, enxaguar o ambiente e objetos com água limpa.

            Qualquer pessoa pode contrair a doença, entretanto esta não é uma doença transmissível de pessoa para pessoa, já sabemos que a transmissão ocorre principalmente pela penetração da leptospira através da pele, mucosas ou ferimentos.

            Para maiores esclarecimentos procure a Secretaria Estadual de Saúde, o Centro de Controle de Zoonoses ou a Secretaria Municipal de Saúde de sua cidade.

 

Fernando Amaral de Calais

Farmacêutico

Especialista em Atenção Farmacêutica



Gazeta de Muriaé
HPMAIS