Em 04/05/2007 às 15h50
Projeto da Secretaria de Agricultura irá reunir lazer e consciência ecológica
Boa música e uma bela paisagem. Essa é a proposta do “Estação Sertaneja”, um projeto da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, em parceria com a Associação de Violeiros de Muriaé.
O objetivo do projeto é a promoção da música caipira, de raízes, aliada à consciência de preservação do verde.
Para tanto, não foi possível pensar em lugar melhor para sede que o Horto Florestal. “Nós queremos trazer para o Horto o resgate de uma cultura que eu considero uma das mais importantes da nossa região, que é a música sertaneja, principalmente aquelas ligadas ao meio ambiente. O “Estação Sertaneja” tem essa dupla finalidade: resgatar a música, valorizando os violeiros da região e aproveitar, através dela, para fazer uma educação ambiental, com músicas que cantem a natureza, que incentivem a preservação. A nossa idéia é trazer a família para o horto”, explica o secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Francisco Ofeni.
Ofeni também acredita que essa é uma forma de levar o universo sertanejo aos mais novos: “Será possível, assim, que crianças e jovens tenham acesso a uma cultura que já não existe mais na mídia. O próprio grupo é composto de pessoas mais idosas e mais novas, o que demonstra que essa é uma cultura que passa de geração para geração”.
A Associação de Violeiros de Muriaé existe desde 2005 e tem como presidente Antônio Custódio Coelho, onhecido como Jacaré, que conta como teve a idéia de reunir o grupo: “Durante uma reunião de amigos em minha casa, com cerca de 10 violeiros, eu lancei a idéia da Associação e todo mundo concordou. Era uma idéia que eu carregava comigo há muito tempo já, então, começamos com 10 violeiros e, agora, temos mais de 30 participantes”.
Antônio Custódio está entusiasmado com o projeto que será apresentado no Horto Florestal. Para ele, este é mais um passo rumo aos grandes sonhos como violeiro. “Nós temos muito que crescer ainda e, por isso, criamos o slogan ‘Cultura e Lazer’. Cultura é resgatar o músico do anonimato, dar um espaço para que eles se apresentem e o lazer diz respeito à família, levá-la à participação, porque o Horto é um espaço tranqüilo, sem perigo nenhum.
Com essa reforma que está sendo feita e o com o apoio que vem sendo dado por parte da administração, nós vamos mostrar que temos muito a oferecer. Eu sonho alto e sei que vamos alcançar nossos objetivos. Meu sonho é ter um museu que resgate as coisas da roça e traga a cultura caipira para a cidade, porque há pessoas que não conhecem mais nem as ferramentas primitivas de cultivo à terra. Nós precisamos preservar isso, pois é nossa cultura e não podemos deixar cair no esquecimento”, disse Jacaré.
Também muito animado com o novo projeto está o prefeito José Braz, que já é fã de carteirinha do grupo de violeiros: “Fui convidado pelo Chiquinho para ver esse grupo e fiquei impressionado com a qualidade dos músicos, que têm até composições próprias. São artistas de primeira qualidade e, por isso, quero dar meu total apoio, como empresário e como prefeito para que esse grupo contribua cada vez mais para a felicidade do povo, pois música simboliza harmonia e nós precisamos muito disso”, ressaltou o prefeito.
O projeto “Estação Sertaneja” será inaugurado no Horto Florestal, bem no meio da mata, como frisou Francisco Ofeni, no dia 03 de junho, proporcionando um domingo agradável a todas as famílias de Muriaé e região.