Gazeta de Muriaé
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Em 28/12/2011 às 09h37

A arte de empalhar cadeiras, profissão que passou de pai para filha

Rita de Cássia Ruback que é uma professora aposentada, atualmente exerce a profissão artesanal de empalhar cadeiras e cabeceiras de camas e colocar cordas de plástico em cadeiras de ferro. Ela que veio de Leopoldina e reside em Muriaé há um ano e meio aproximadamente, aprendeu o ofício com o pai, que por sua vez, aprendeu com um amigo e sempre colocava Rita para auxiliá-lo no exercício da função.

Segundo Rita, realizar esta atividade lhe propicia um complemento em sua renda, além de ser para ela, uma distração. A ex-professora trabalha com empalhamento de cadeiras há mais de vinte anos.

_"Esse trabalho é uma distração, me sinto muito feliz, além de ser uma complementação em meu ganho na vida, é como alguém que faz um bordado, é o que eu gosto de fazer", declarou.

Rita que mora com a filha, é, além de artesã, uma mãe dedicada, "vivo pra minha filha", enfatizou ela que se mudou para Muriaé após a filha ter passado num concurso e ter vindo trabalhar na superintendência de ensino na cidade.

Rita faz questão de ensinar o ofício de empalhar cadeiras para sua filha, que já está aprendendo com ela, para que possa dar prosseguimento nas atividades quando Rita não estiver mais possibilitada de fazer. Ela realiza o trabalho em sua própria casa.

Rita de Cássia Ruback é uma pessoa comum, porém lida com as questões da vida com dedicação e afinco, faz da profissão um prazer, o que a transforma em uma profissional de destaque e que realiza um trabalho bem feito e admirável. A atividade que exerce atualmente, na cidade, é feita por pouquíssimas pessoas e ela não é apenas mais uma, ela faz a diferença por realizar seu trabalho com amor e alegria.

Para entrar em contato com Rita é só ligar no 8827-9047 ou 8449-5392.

 

 

 

Autor: Gazeta de Muriaé

Fonte: Gazeta de Muriaé

Tags: empalhamento, cadeiras



Gazeta de Muriaé
HPMAIS