Gazeta de Muriaé
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Em 04/05/2007 às 14h57

Termina a Campanha, mas vacinação

Termina a Campanha, mas vacinação prossegue em Muriaé

A gripe (influenza) é uma doença infecciosa, transmissível, causada pelo vírus influenza. É transmitida de uma pessoa para outra por via respiratória com extrema facilidade, causando febre, coriza, tosse seca, dor de garganta, dor de cabeça e dor no corpo. As pessoas  idosas e as portadoras de doenças crônicas têm maior risco de complicações como a pneumonia, o que pode tornar necessário a  internação hospitalar. A vacinação reduz o risco de infecção com o vírus influenza e, portanto, o de complicações.

  A vacina mais comumente utilizada é a injetável, elaborada a partir de vírus influenza cultivados em ovos de galinha. A vacina tem componentes de várias cepas do vírus influenza,  inativados e fracionados. É importante ressaltar que, por ser produzida com vírus inativado, a vacina pode ser administrada com segurança em pessoas com deficiência do sistema imunológico e se administrada em gestantes, não representa risco para o feto.

  Iniciada no último 23 de abril, a “Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe” termina nesta sexta-feira, 04 de maio. Contudo, em Muriaé, a Secretaria Municipal de Saúde irá prosseguir com a distribuição das doses contra os três tipos de vírus que provocam o influenza.

  O objetivo do Ministério da Saúde, neste ano, foi vacinar cerca de 11,1 milhões de idosos em todo o país, através dos 65.600 postos disponíveis, que distribuíram a vacina gratuitamente. O investimento do MS no projeto foi de mais de R$ 140 milhões, mas, a partir do próximo ano, este custo deve cair, já que o Instituto Butantã irá passar a produzir a vacina, tornando desnecessária a sua importação. 

  Nos Postos de Saúde do município foi grande a procura pela vacinação. A Secretaria Municipal de Saúde registrou, até o fechamento desta edição da Gazeta de Muriaé, o total de 7.921 doses distribuídas para a população – sendo 2.545 entre pessoas de 60 a 64 anos, e 5.376 entre pessoas de 65 anos de idade ou mais.

  Vale lembrar que a vacina protege contra gripe e não contra resfriados, com eficácia de 70 % a 90 % para evitar a gripe em adultos sadios.

Autor: Andréa Oliveira

Fonte: Gazeta de Muriaé



Gazeta de Muriaé
HPMAIS