Gazeta de Muriaé
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Em 04/05/2007 às 14h06

Cândido Portinari dança com Backstage

Unir música, informação e engajamento social. Esse foi o propósito da Prefeitura de Muriaé, através de sua Secretaria de Educação, ao realizar no dia 27 de abril uma tarde de sexta-feira diferente, na Escola Municipal Cândido Portinari.

  Para levar aos alunos palestras sobre o uso de drogas, os organizadores contaram com a parceria do grupo musical “Backstage”, do Rio de Janeiro, que encantou a criançada com seu ritmo e simpatia.

  Para o diretor da escola, Ivan Alves de Oliveira, o evento se destacou pela importância dada ao resgate de valores do cidadão. “O objetivo é trabalhar a educação ao lado do social pois, assim, os alunos passam a valorizar o social e tudo o que estiver relacionado à arte e à cultura. Nossos alunos vibraram de alegria, pois sentiram que é possível dançar, brincar e ser feliz sem violência”, disse.

  Na cidade, pela segunda vez, os dançarinos do “Backstage”, banda empresariada pelo cantor Latino, foram levados à Escola Cândido Portinari pelo promoter Lucas Neves, que vem promovendo diversos eventos beneficentes na região.

  Ciente da relevância do trabalho social ao qual tem se dedicado, o dançarino Kadu acredita que a infância é o momento certo para se investir na formação do cidadão: “As crianças são a base de tudo e se elas puderem receber mais conhecimento, melhor ainda. Nessa idade elas são como uma esponja, absorvem o que recebem para fazer no futuro, então, se receberem uma idéia legal e uma direção bacana, elas não irão errar, vão ficar longe dos problemas. Acho que esse é o caminho, tem que fazer isso mesmo. Tem que ir nas escolas, nos bairros e falar... Tem muito artista que teve a vida dura e nem por isso seguiu por caminhos ruins, então, serve de exemplo de vida”, ressaltou Kadu, que também integrou, durante dez anos, o “You Can Dance” (YCD), grupo que participava do “Planeta Xuxa”.

  A parceria montada entre o “Backstage” e a Secretaria Municipal de Educação deu tão certo que Chocolate já deixou uma promessa de voltar à cidade: “Estou muito feliz, mesmo, por Muriaé ter recebido a gente de braços abertos. Para nós, está sendo o pontapé inicial de nossa carreira e, por isso, vamos voltar várias vezes para fazer muitos trabalhos sociais. Enquanto precisarem do Backstage aqui, podem nos chamar, que iremos voltar. É sempre muito importante fazer um trabalho social, ainda mais com crianças. Para a gente é uma emoção muito grande e gostaríamos que mais pessoas também entrassem nessa campanha”.

  A assessora da Secretaria Municipal de Educação, Beatriz Dornelas, ficou admirada com a participação das crianças e com o engajamento social dos artistas: “Esses jovens vieram apresentar não só o lado artístico, que é a proposta de trabalho deles, mas, também, o lado social, voltado para a educação, que é o combate às drogas, a mensagem de paz e esperança através da música, mostrando que a educação e a escola são importantes na vida de nossos alunos, e que esse é o melhor caminho para o futuro”.

  Para Beatriz, a educação é um instrumento para várias áreas e, portanto, não pode se limitar à sala de aula. “A educação abrange todas as áreas e deve visar não apenas ao aprendizado, mas ao lado humano, ao caráter, além de incentivar para que a criança seja uma criança íntegra, que faça da educação o caminho para conquistar seus objetivos na vida”, disse.

  Essas foram algumas lições que os alunos da Escola Municipal Cândido Portinari aprenderam naquela tarde. Lições para todas as idades. Para a vida toda.

Autor: Andréa Oliveira

Fonte: Gazeta de Muriaé



Gazeta de Muriaé
HPMAIS