Em 26/04/2007 às 17h44
Mais uma vez a parceria entre a Prefeitura Municipal de Muriaé e a Caixa Econômica Federal promete trazer benefícios para o município.
Nesta quinta-feira (26), o prefeito José Braz e o superintendente Regional da Caixa Econômica, Constantino Dias Neto, assinaram, no Gabinete Municipal, um contrato que garante a liberação de verba para recuperação de áreas afetadas por desastre. Também estiveram presentes o gerente Regional da Área Pública da CEF, Luís Guilherme de Campos, e o gerente da agência local, Bruno Papa.
Durante a reunião Constantino Dias esclareceu que, embora já tenha ocorrido a publicação do convênio no Diário da União, os recursos ainda não estão liberados, o que só irá acontecer mediante um cronograma físico-financeiro. “A Secretaria de Obras tem que levar os projetos do Executivo até à Caixa e, havendo a aprovação, eles já podem ser encaminhados para o processo de licitação. Então, mediante a execução das obras, por etapas, o recurso vai sendo liberado. A cada etapa realizada, um engenheiro da Caixa Econômica faz uma medição para atestá-la”.
Com a assinatura do contrato o prefeito José Braz e sua equipe já sabem quais serão as prioridades do município: as pontes do túnel do bairro Dornelas, do distrito de Macuco e da Casa de Saúde Santa Lúcia, além da construção de muros de gabião no Rio Muriaé, em trechos perto da Casa de Saúde e do Dornelas. “O recurso ainda é muito pouco para fazer o que temos em mente, mas vou à Brasília por esses dias para lutar por mais verba e temos muita esperança de que o nosso vice-presidente José Alencar vai conseguir nos arrumar mais dinheiro”, garantiu o prefeito.
Ele também disse que a preferência para o Túnel do Dornelas se deve ao fato de o projeto já estar pronto. “O projeto do túnel, apesar de complexo, já está pronto e estamos contando com o apoio de uma empresa do Rio de Janeiro, voltada para o desenvolvimento. Pedimos ao povo de Muriaé que tenha um pouco de paciência, porque isso não é feito conforme a gente quer, tem que aguardar os trâmites legais”.
O convênio entre a Prefeitura e a Caixa Econômica Federal tem prazo garantido até o mês de outubro de 2008 e o cronograma será definido pela CEF, com base nos projetos apresentados pela Administração Municipal. Este é mais um trabalho da CEF em parceria com o Ministério das Cidades e da Integração do Governo de Minas Gerais voltado para a execução de políticas públicas. “A Caixa vem fazendo, entre outros trabalhos, esse relacionamento com os municípios, através do Ministério. Aqui em Muriaé, na figura do prefeito José Braz, acolhemos, desde o início, o atendimento pela Prefeitura, que mantém um relacionamento exemplar com a Caixa. Assim, ficamos na obrigação de, cada vez mais, prestar novos e melhores serviços à comunidade, em especial naquilo que se refere às demandas da Prefeitura, pelo estilo de gestão, pela seriedade e compromisso que essa gestão vem demonstrando. É uma obrigação da caixa, mas também levamos em conta o relacionamento que temos com o município”, finalizou Constantino Dias, superintendente Regional da CEF.