Gazeta de Muriaé
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Em 14/12/2011 às 16h02

Ministério da Saúde estipula diminuição do teor de sódio em alimentos

Reduzir o nível de sódio em sete categorias de alimentos muito consumidos pelo público infantil é a nova etapa do acordo entre o ministério da Saúde e representantes das indústrias. As partes assinaram um documento nessa terça-feira que define o teor máximo de sódio, a cada 100 gramas de alimentos, que varia de acordo com o produto. São eles: batatas fritas e batata palha, pão francês, bolos prontos, misturas para bolos, salgadinhos de milho, maionese e biscoitos (doces ou salgados). O acordo prevê a redução gradual do nível de sódio em 16 categorias de alimentos até 2020.

As novas regras visam atender a recomendação de consumo de sódio, inferior a 5 gramas de sal diários por pessoa, da Organização Mundial de Saúde (OMS). As indústrias têm até 2014 para se adequarem e até 2016 para aprofundar as metas.

Segundo o governo, reduzir o consumo de sódio no país é uma forma de diminuir o número de doenças crônicas, como hipertensão e doenças cardiovasculares. A hipertensão arterial atinge 23,3% da população adulta brasileira (maiores de 18 anos), de acordo com o estudo Vigilância de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel/2010). Já as doenças cardiovasculares foram responsáveis por 319 mil óbitos em todo o país, em 2009.

Tags: sódio, alimentos



Gazeta de Muriaé
HPMAIS