Em 12/12/2011 às 15h46
A Praça João Pinheiro no Centro de Muriaé foi palco de muitas atividades e atrações no último sábado, 10, pela manhã. Dando início às programações foi realizada, pela Secretaria Municipal de Saúde, a Caminhada da Saúde, por volta das 8h. A caminhada teve o objetivo de orientar a população e incentivar a prática de atividade física. Ela veio fechar com chave de ouro a semana que comemorou o Dia Municipal da Saúde.
A caminhada fez parte do III Agita Muriaé, movimento da Saúde em comemoração ao Dia Municipal da Saúde e seguiu o seguinte percurso: saída do Centro de Especialidades no Centro, percorrer diversas ruas pelo Centro, passando pela Armação, pela Pracinha São Paulo e retornando para o Centro de Especialidades. A mobilização teve a escolta da Polícia Militar, que colocou seus homens em motocicletas, viaturas e até a pé a fim de garantirem a segurança dos participantes.
Projeto Rondon
Outra mobilização que atraía a atenção das pessoas que passavam pela Praça João Pinheiro no sábado pela manhã foi o Projeto Rondon. De acordo com o coordenador do projeto, Sérgio Lucas de Jesus, que é turismólogo, os integrantes do Rondon já estão em Muriaé desde o dia 4 de dezembro e desenvolvem trabalhos em diversas áreas: habitação, saúde, cultura e principalmente, educação ambiental.
Eles formam uma equipe de 15 pessoas que desenvolvem um trabalho para conscientizar e sensibilizar as pessoas quanto à redução dos resíduos, através de palestras e oficinas que são promovidas em escolas, grupos de jovens, com idosos. Eles são universitários da Puc-Minas e recebem o apoio do Demsur.
Portadores de Deficiência
Os Portadores de Deficiência também se reuniram na Praça João Pinheiro sábado pela manhã para comemorarem o Dia Internacional do Portador de Deficiência, que é comemorado no calendário no dia 3 de dezembro, além de estarem fazendo o lançamento e a divulgação do portal - www.cmdpd.org.
Estiveram presentes apoiando esta mobilização: a Apae de Muriaé, o Grupo Raízes do Santa Terezinha, Willian, que na ocasião contou histórias, Juliana Amaral, coordenadora da comunidade de surdos de Muriaé, Maycon da Cadeira, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e outros integrantes do Conselho, Cufa, Central Única das Favelas, entre outros.
De acordo com Juliana Rodrigues Amaral, intérprete de Libras, existem atualmente em Muriaé, cerca de 50 a 60 surdos conhecidos. São realizadas aulas de Libras na Matriz São Paulo e na Escola Estadual Desembargador Canedo. Estão sendo levantados os papéis para a formação de uma associação de libras na cidade. A princípio está sendo realizado um trabalho com o intuito de resgatar os deficientes auditivos para depois inseri-los em atividades sociais. A comunidade conta com um portal na internet (comunidadesurdademuriae.blogspot.com) e para maiores informações entrar em contato com Juliana Amaral - 8889-3148 ou Rosane - 8892-6393 ou 8864-1382.
Saúde Pública
A população que passou pela Praça João Pinheiro no sábado pela manhã também teve a oportunidade de receber orientações sobre saúde bucal, através de uma equipe de profissionais da saúde municipal. Os profissionais ensinavam a maneira correta de escovar os dentes, o uso correto do fio dental para se ter uma boa dentição, além de mostrar o flúor, que é uma prevenção contra as cáries. "Trabalhamos na prevenção da saúde bucal", disse Rita de Cássia Lima dos Santos, funcionária do PSF do Dornelas.
Uma equipe de profissionais que trabalham pela Prefeitura de Muriaé no combate a dengue também estava prestando esclarecimentos e dando orientações. Segundo Adalto Silva, supervisor do combate a dengue, no momento a dengue está controlada na cidade, "o que nos preocupa agora são as chuvas e as pessoas que viajam e voltam infectadas com dengue", disse ele.
Obs: Veja na Galeria de Fotos do site todas as fotos tiradas na Praça João Pinheiro.