Gazeta de Muriaé
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Em 26/04/2007 às 17h32

8ª Cavalgada do Agricultor de Belisário

Raissa Rainha da Cavalgada

 Final de semana de festa e de boas notícias em Belisário, que realizou, nos últimos 21 e 22 de abril, sua “8ª Cavalgada do Agricultor”.

  Entre os presentes o prefeito de Muriaé, José Braz; o secretário de Governo do Estado de Minas Gerais, Danilo de Castro; o Deputado Estadual Bráulio Braz; os secretários Municipais Francisco Ofeni (Agricultura e Meio Ambiente), Cézar Bianchi (Desenvolvimento Econômico) e João Paulo Goulart (Diretor do Demsur); o vereador Vander Gonçalves; o presidente da Rádio Comunitária de Itajuru, Edson Luiz; os presidentes de Conselhos de Belisário, José Lourenço (Desenvolvimento Econômico) e Francisco Assis (Segurança Pública); e outras autoridades.

  Às 09h de domingo, aconteceu a tradicional Cavalgada. A abertura da manhã de confraternização teve início com a cerimônia solene de hasteamento da bandeira, pelo prefeito José Braz, e a execução do Hino Nacional.

  “Esta festa está cada vez melhor e mais organizada e a Cavalgada, contando sempre com novos participantes. Deixo os meus parabéns ao povo pelo muito maravilhoso e farto café-da-manhã. Este é um povo que sabe receber as autoridades, é um pessoal muito hospitaleiro”, agradeceu o prefeito muriaeense.

  Também se pronunciaram o secretário de Governo do Estado de Minas Gerais, Danilo de Castro; o Deputado Estadual Bráulio Braz; o secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Francisco Ofeni e o presidente do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Belisário, José Lourenço. O vereador Vandinho deu as boas-vindas aos cavaleiros e convidados. “Esta é uma festa que reúne todos belisarienses em um momento de grande confraternização e união, além de trazer visitantes de toda a região, mostrar o nosso potencial turístico e as belezas naturais, que têm que ser bem aproveitadas para gerar rendas para o distrito”, ressaltou o vereador.

  Responsável direto pela idealização da Cavalgada, o secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Francisco Ofeni, contou sobre a idéia da festa que hoje já é uma tradição: “Na época, eu era funcionário da Emater e, como sempre tive um carinho muito grande com a agricultura familiar da região; fiz um trabalho de arroz irrigado aqui e planejei, em 99, uma forma de levar os produtores de arroz de Belisário para conhecer o plantio no Itajuru. A condição era fazermos uma visita técnica através de uma cavalgada. Só que, quando eu anunciei isso na rádio, a notícia despertou o interesse de todo mundo e a cavalgada se transformou em uma tradição da comunidade, com mais de 300 cavaleiros”, relembra Ofeni.

  Nestes oito anos de existência, o evento tem atraído convidados de toda a região, alguns até de fora do país, o que contribui para dar maior destaque à cultura local: “Belisário é uma região importante no contexto mineiro, selecionada pelo Governo, aqui no Itajuru - que faz parte da Serra do Brigadeiro - para desenvolver um trabalho de infra-estrutura, visando o desenvolvimento rural sustentável da região. É uma oportunidade para desenvolver o turismo e mostrar às autoridades políticas a importância deste distrito. Além disso, torna-se um evento de confraternização dos produtores, lazer e descanso para todos. As pessoas já esperam o acontecimento da cavalgada, pois também é uma forma de ajudar o crescimento do comércio, daqueles que cuidam dos animais, dos hotéis, do artesanato, enfim, é uma festa que mobiliza uma região inteira”, completou o secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente.

  Após os pronunciamentos, a “8ª Cavalgada do Agricultor de Belisário” seguiu seu percurso. Na comissão de frente, o carro de som e a beleza da rainha da Festa, Raíssa Vital. Os cavaleiros seguiram em marcha lenta, acompanhados por carros de som, segurança e saúde. A comitiva percorreu 20 km, atravessando as fazendas da Onça e Fundão, a Estrada da Serrania, as fazendas do Sr. Jeber Calais e Bom Sucesso, a Comunidade São Tomé e a Cachoeira do Naor. Na volta, os cavaleiros se concentraram na Escola Estadual Pedro Vicente de Freitas, onde participaram de um almoço de confraternização.

  Segundo o deputado estadual Bráulio Braz, a Cavalgada traz grande destaque e promoção para o distrito, Muriaé e região, sendo também relevante para a política: “Ela reúne autoridades diversas, como por exemplo, hoje, estamos recebendo o secretário Danilo de Castro que, como todos sabem, comanda a parte política do governador Aécio Neves. Podemos ver a importância que ele está dando ao município de Muriaé ao assistir a essa Cavalgada, prestigiando o vereador Vandinho também. Este segundo mandato do governador Aécio Neves é um momento político importante para Muriaé, pois esperamos muita coisa boa; o primeiro mandato já foi muito bom, só que dois anos foram gastos organizando o Estado, mas agora temos quatro anos pela frente, com muita esperança e expectativas. Já tivemos algumas notícias boas, como a telefonia celular que será instalada em todos os municípios mineiros, o aumento da motorização do nosso Corpo de Bombeiros e a criação do 47a Batalhão da Policia de Muriaé, que era um anseio da sociedade e uma reivindicação antiga, com envolvimento de todos os órgãos constituídos em Muriaé, Clubes de Serviços, CDL, Associação Comercial, entre outros. Nós conseguimos mais que o aumento do policiamento, pois teremos um Batalhão. Isso é uma prova evidente daquilo que se falou em toda campanha: o que faltava era um deputado aqui em Muriaé, que pudesse ser a voz do povo no governo central e no governo de Minas. Estamos trabalhando naquilo que prometemos durante a campanha: reivindicar, junto ao Estado, recursos para o desenvolvimento de infra-estrutura para criar mais emprego para o nosso povo”, concluiu Bráulio Braz.

  O secretário de Planejamento do Estado de Minas Gerais, Danilo de Castro, destacou o apoio que o governador Aécio Neves tem recebido de toda a sociedade e dos empresários, empenhados em discutir, junto ao poder público, formas de promover o desenvolvimento de Minas Gerais, assegurando que este incentivo à parceria é uma das políticas do atual governo mineiro. “Nosso governo está se tornando um paradigma para os demais políticos: técnicos do Sul estiveram em Minas Gerais para buscar modelos a serem adotados na região. O governo tem atacado todos os setores da vida do mineiro e a Zona da Mata está incluída em nossa ação governamental, mas não podemos mais sentar e esperar que as ações partam só do governo, há que se ter uma ação da sociedade, do empresariado e contar com a atuação de gestores realmente empenhados para que haja o desenvolvimento de qualquer região”.

  O vereador Vandinho, ao lado dos belisarienses, comemorou as boas notícias, voltadas para o crescimento da região: “Dentro de nosso distrito, teremos o asfaltamento de 2km de ruas e, posteriormente, o asfaltamento tão sonhado, que irá ligar a estrada de Belisário a Itamuri. Nós sempre fomos atendidos pelo secretário Danilo de Castro, em nome do governo do Estado e vamos trabalhar sempre em prol do desenvolvimento. Quanto à telefonia celular, ela virá para Rosário da Limeira e o secretário já nos prometeu trabalhar para que ela abranja também nosso distrito, o que será muito bom para todos nós. A gente só tem a ganhar e fica muito feliz com isso”, festejou o vereador.

Autor: Andréa Oliveira

Fonte: Gazeta de muriaé



Gazeta de Muriaé
HPMAIS