Gazeta de Muriaé
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Em 05/12/2011 às 16h01

Casa Acolhedora lança campanha contra esmolas

As moedas estão no bolso, mas será que dar esmola é a melhor  maneira de ajudar?A Prefeitura Municipal , a Paróquia São Paulo e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, através da Casa Acolhedora Padre Carlos Seelen e do CREAS- Centro de Referência Especializado da Assistência Social- desenvolveram a campanha "Quem dá esmola não dá futuro"!

 A campanha tem por objetivo, fazer com que cada cidadão reveja sua atitude ao dar um "troco". Segundo a  assistente social da Casa Acolhedora, Tamara Almeida, ao invés de promover o cidadão, quem dá esmolas, fortalece os pedintes  a se conformarem com a situação de mendicância em que estão vivendo "Esse ato pode contribuir com a permanência de quem tem chance de sair das ruas", afirma.

O lançamento oficial é marcado pelo "Dia de Conscientização",  que acontece nessa terça-feira, dia 6, na Praça João Pinheiro a partir das 8h. Serão distribuídos panfletos explicativos e quem se interessar poderá tirar suas dúvidas com as assistentes sociais presentes.

Pesquisa

Estudos revelam que as pessoas em situação de mendicância são em sua maioria indivíduos saudáveis e alfabetizados, que abandonaram suas casas por problemas com álcool, drogas ou por terem perdido o emprego. Eles não precisam de esmolas e sim de serem integrados à sociedade.

 Como ajudar?

Ligue para a Casa Acolhedora

TEL: (32) 3721-4602

Envolvendo criança ou Adolescente  ligue para o Conselho Tutelar:

TEL: (32) 3696-3357

Sobre a Casa Acolhedora

Serviço especializado de Atenção ao Migrante e a População em Situação de Rua em Situação de Rua e Risco Pessoal e Social, com abrigamento temporário.

Dentro do programa é realizado uma abordagem de busca ativa, metodologia utilizada para  que o indivíduo aceite  abandonar às ruas da cidade, dando encaminhamento para atendimentos necessários dentro da rede de serviços sociais, de saúde, de tratamento de dependência química, documentação, reintegração familiar ou retorno à cidade de origem.

A Casa funciona todos os dias, inclusive finais de semana e feriado. Endereço: Rua Júlio Brandão / nº168 Bairro: Barra.

 

 

Tags: campanha, esmolas



Gazeta de Muriaé
HPMAIS