Em 02/12/2011 às 11h40
Aconteceu na noite da última quinta-feira, 1/12, com início por volta das 19h, no Grande Hotel Muriahé, o lançamento e a noite de autógrafos do livro "Os últimos passos de um vencedor – Entre a vida e a morte, o José de Alencar que conheci", escrito pelo jornalista da Rede Globo, José Roberto Burnier.
O autor do livro chegou no Aeroporto de Goiana, em Juiz de Fora, onde estava sendo aguardado pela família Guarçoni, nas pessoas de Rodrigo e Ronaldo, parentes do falecido ex-vice-presidente José Alencar. Logo depois eles foram para o distrito de Itamuri, terra de José Alencar, para visitarem a Igreja Nossa Senhora da Glória, local onde foram depositadas as cinzas de Alencar.
Por volta de 19h, o consagrado jornalista José Roberto Burnier, chegou no Grande Hotel Muriahé, palco do lançamento do livro, sendo recepcionado pelo Prefeito de Muriaé, José Braz, a superintendente da Fundarte, Gilca Napier, o chefe de gabinete do Prefeito, Adellunar Marge, demais secretários municipais, familiares e amigos de José de Alencar, bem como, representantes de diversos segmentos da sociedade muriaeense.
Em entrevista, Burnier disse que já havia lançado o livro em diversas capitais como, São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Brasília e Belo Horizonte, por esses serem grandes mercados consumidores, mas que a Globo que é a editora do livro exigiu que a obra fosse lançada também em Muriaé, "por achar que Muriaé era uma referência muito importante para José de Alencar. Ele tinha um afeto muito importante por esta cidade, pois aqui foi seu berço, onde tudo começou", disse o jornalista.
O autor do livro ainda relatou sobre a emoção de ter convivido com José Alencar no final de sua vida e ter tido a oportunidade de mostrar grande parte do material do livro para ele, "foi uma emoção diferente, estive com ele ainda vivo. Mostrei boa parte do material pra ele. Ele se emocionou bastante. Foram muitas as mensagens que levei para ele já no final do tratamento e isto o emocionou muito, ele chorou copiosamente e me chocou quando ele disse que o que eu tinha feito era ótimo, pois ele nunca mais veria estas pessoas", declarou Burnier.
O livro, que possui 256 páginas é uma biografia sobre a vida do ex vice-presidente José Alencar, misturada com um relato pessoal do autor, que no decorrer de seu trabalho, conviveu cinco anos com Alencar, seus familiares, médicos e amigos, para o levantamento de sua pesquisa. A obra reconstrói toda a história de vida vitoriosa de José Alencar, como o menino pobre do interior de Minas Gerais se tornou um empresário de sucesso, um político respeitado e chegou a Vice-Presidência do Brasil. Também traz relatos inéditos sobre a doença e a morte de Alencar, o que confirma seu exemplo de amor à vida e como ele foi um grande vencedor e guerreiro.