Gazeta de Muriaé
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Em 29/11/2011 às 16h01

Inaugurado em Muriaé o Memorial Padre Tiago

  Foi inaugurado no último sábado, 26, por volta das 11h, o Memorial Padre Tiago, espaço dedicado a deixar permanentemente viva a memória de Padre Tiago Prins que faleceu em 2010, aos 80 anos. O Memorial está localizado no Centro de Leitura Infantil-CELI do antigo Bairro Marambaia, atual Bairro Padre Tiago, na BR 356.

  Padre Tiago nasceu na Holanda e veio para o Brasil na década de 60, fixou-se em Muriaé no ano de 1991. Em Muriaé desenvolveu um belíssimo trabalho de Mutirão de Casas Populares e juntando-se com um grupo de voluntários formou o Projeto Pró-Moradia, que até hoje está empenhado na construção de casas populares, ajudando famílias carentes.

   Segundo Oscar Lisboa Filho, presidente do Pró-Moradia, mais de 600 casas já foram entregues pelo projeto do Padre Tiago, mais de 2.000 crianças já foram amparadas e mais de 1.000 árvores já foram plantadas. "O padre Tiago preocupava muito com as crianças", afirmou Edson, um dos voluntários do Pró-Moradia.

  O Memorial é um trabalho definitivo e vai estar aberto para visitação às terças-feiras, de 14 às 16 horas, aos sábados, de 9 às 11 horas e de 15 às 17 horas. No entanto, para as pessoas que tiverem interesse em visitar e não puderem nesses horários, será possível agendar uma visita com Edson, pelo telefone 3721-4483.

  Segundo Edson, a idéia de montar o Memorial surgiu logo que Padre Tiago faleceu, sendo que o período de montagem e preparação durou cerca de um ano e dois meses. No Memorial encontra-se exposto os pertences, documentos, fotos, manchetes de jornal, enfim, todas as coisas relacionadas ao Padre Tiago que foram encontradas e servem para lembrar e contar um pouco sobre seu legado de vida.

  Estiveram presentes na inauguração o casal holandês Antoon Piet Kalkers e sua esposa, Jacoba Maria Kalkers, amigos pessoais de Padre Tiago que doaram terrenos para o Projeto Pró-Moradia. "Nós temos uma dívida com esse casal holandês imensurável; se não fosse eles nós não teríamos chegado aonde chegamos, pois tem 15 anos que eles nos ajudam", disse Oscar Lisboa agradecido.

  Neste mesmo dia, às 19h30, na Igreja Nossa Senhora Aparecida, no Bairro do Porto, foram entregues mais 26 casas do Projeto Pró-Moradia.

Autor: Gazeta de Muriaé

Fonte: Gazeta de Muriaé

Tags: memorial, inauguração



Gazeta de Muriaé
HPMAIS