Gazeta de Muriaé
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Em 23/11/2011 às 14h56

Exposição de Ramon Brandão faz sucesso no Grande Hotel

A Prefeitura de Muriaé em parceria com a Fundarte, a Energisa e o Grande Hotel Muriahé promovem a partir desta quarta-feira, 23, a Exposição de Ramon Brandão Ad Perpetuam Rei Memoriam desenho e pintura sobre lona na Galeria Mônica Botelho do Centro Cultural Dr. Pio Soares Canêdo, Grande Hotel Muriahé.

Ele que é um artista plástico de Juiz de Fora já expôs suas obras no exterior como Buenos Aires e Itália, além de diversas cidades brasileiras, entre elas, Juiz de Fora, Belo Horizonte, São Paulo, Paraná, entre outras.

Em entrevista concedida à Gazeta de Muriaé, Ramon Brandão falou um pouco sobre sua trajetória nas artes plásticas. Ele contou que começou como desenhista, "desenhei muito tempo, durante muitos anos eu fui apenas desenhista, desenhava com nanquim, usava lápis de cor, carvão, enfim os materiais de desenho". Quando ele fez 30 anos resolveu pintar, "foi também por sugestão de um amigo que é crítico de arte, aí eu comecei a pintar, a princípio na acrílica e depois passei pro óleo", disse o artista que considerou achar a técnica do óleo mais fácil que a acrílica.

De acordo com Ramon Brandão, suas obras são bem realistas, "eu faço questão que os automóveis que eu produzo sejam modelos que existem, com as características daquele determinado modelo", disse ele. Em suas obras, Ramon pinta e desenha automóveis, casas e pessoas.  Uma coisa que motiva o autor da exposição é a interação do público com suas obras, "eu gosto de ver como que o público vê isso, se o público reconhece, se o público não reconhece, algumas pessoas se identificam mais com o modelo do carro, algumas pessoas se identificam mais com a pintura. Eu acho essa troca muito saudável, do artista com seu público", ressaltou.

Alguns quadros que estão na exposição do Grande Hotel já foram feitos há 20 anos e, segundo o artista plástico, a exposição relata um pouquinho da trajetória de seu trabalho e serve, até mesmo, para ele próprio observar seu trabalho, "porque a gente mesmo não vê o trabalho da gente, só quando está na galeria", disse Ramon Brandão.

O pintor e desenhista aproveitou a oportunidade para deixar uma mensagem à população de Muriaé, mais precisamente aos artistas locais, "eu acredito que aqui em Muriaé devem existir artistas muito bons e o ideal para eles seria se unirem para tentar fazer coisas coletivas, não só aqui, mas também levar o trabalho para fora. E criar também um público aqui dentro da cidade para artes plásticas, porque esse acaba sendo um grande problema de cidades do interior". E completou enfatizando, "o mais importante é que os artistas se unam em grupos de estudo, debates, e para mostrar o trabalho nos espaços culturais da cidade, porque mostrando o trabalho as pessoas vão vendo que tem produção", encerrou Ramon Brandão dando seu incentivo à cultura artística muriaeense.

A exposição permanecerá na Galeria Mônica Botelho do Centro Cultural Dr. Pio Soares Canêdo, Grande Hotel Muriahé até o dia 27 de dezembro.

Autor: Gazeta de Muriaé

Fonte: Gazeta de Muriaé

Tags: exposição, artista



Gazeta de Muriaé
HPMAIS