Em 19/04/2007 às 16h00
A saúde é a maior riqueza que o homem pode ter e a prevenção é o melhor caminho para que se possa conseguir este verdadeiro patrimônio. Com este pensamento, a Prefeitura de Muriaé, através da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu, no último sábado, dia 14, o Programa Saúde em Casa.
O evento começou, às 08h, no distrito de Pirapanema, finalizando às 11h para dar prosseguimento em Vermelho, entre as 13h e 17h. O objetivo é levar assistência às famílias, através de campanhas preventivas, tratamento da saúde bucal e informações sobre como evitar a Dengue. A atenção básica da saúde também é um dos pontos fortes do evento, com o combate à tuberculose, hipertensão, diabetes, além de cuidados com as gestantes e atendimento a idosos.
Dengue, Educação e Saúde
A doença é um grande desafio que as cidades brasileiras estão enfrentando, principalmente este ano. Um trabalho especial foi montado para que o maior número de pessoas pudessem ter acesso às informações necessárias, evitando a não proliferação do mosquito causador do mal. No combate à dengue, a ênfase é dada à educação e saúde; ou seja, não é suficiente apenas levar a informação, mas trabalhar para que ocorra a conscientização de cada cidadão: "O principal objetivo é fazer com que a população se lembre, a todo instante, que o combate à dengue é um dever de todos", informou Marlene Braga, funcionária da Secretaria Municipal de Saúde de Muriaé.
Visitas nas residências
Nos dois distritos onde aconteceram as atividades, as equipes visitaram as residências, tanto na zona rural quanto urbana, com o propósito de avisar sobre as campanhas que a Secretaria de Saúde desenvolve e identificar pessoas doentes ou acamadas que necessitassem de cuidados médicos.
Comentário do Secretário de Saúde
O Secretário de Saúde, Dr. Marcos Guarino, falou sobre esta iniciativa da Administração 2005-2008, por meio de sua Secretaria: "Com o Programa Saúde em Casa, estamos intensificando os atendimentos através de médicos clínicos geral, pediatras e ginecologistas, colocando em dia os cartões de vacinação e atendimento pré-natal, além de fazermos todo o atendimento necessário". Segundo Dr. Marcos, o Programa, que começou pelos distritos, irá chegar, em breve, à cidade, inicialmente aos bairros mais afastados, até que atinja a todo o município.
A Secretaria de Saúde está satisfeita com o resultado do trabalho: “A procura foi muito grande, o que nos deixa muito satisfeitos, porque fizemos um apelo para que as pessoas viessem e obtivemos uma resposta muito rápida da comunidade", finalizou Guarino.