Gazeta de Muriaé
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Em 16/11/2011 às 09h46

Psicóloga explica conseqüências do estresse

Gerar resultados, vencer a concorrência, se destacar na empresa e ser eficiente são características que fazem com que os profissionais, muita das vezes, vivam sob contínua tensão em seu ambiente de trabalho, porque não dizer na vida em geral. Considerado o mal do século, a psicóloga do Hospital do Câncer de Muriaé, Kely Fernandes explica porque estresse não é uma doença e sim um estado do organismo.

Segundo ela quando o organismo é submetido a algum esforço ou tensão, o corpo sofre reações químicas normais para enfrentar a situação. O prejuízo acontece quando essas situações estressantes do dia-a-dia acontecem com maior frequência, fazendo com que o organismo não tenha tempo para eliminar essas substâncias, por falta de tempo de descanso e recuperação física e emocional.

Por não ser uma doença, o estresse não apresenta sintomas totalmente definidos, eles variam conforme pessoa. De acordo com Kely, ele pode se manifestar através de dores de cabeça, distúrbios do sono, irritabilidade, cansaço, dificuldade de concentração e tensão muscular. Algumas dificuldades respiratórias, e para memorização, problemas digestivos, pressão alta, problemas cardíacos, distúrbios psíquicos, como síndromes, ou depressão também são sintomas do estresse.

Entre as inúmeras causas emocionais causadoras do estresse, tanto no ambiente de trabalho, quanto na vida pessoal, a psicóloga explica que se destacam três: o alto padrão de exigência pessoal, medo e a frustração.  Ela explica que a busca intensa para obter mais recursos financeiros do que realmente é necessário, exige mais esforço para cumprir um modelo estipulado pela própria pessoa, o que causa um conflito na vida profissional, onde há cada vez mais competição e menos espaço.

Ainda segundo Kely, a preocupação excessiva com a boa aparência, as responsabilidades, o medo de errar e a cobrança interna na busca de um estado emocional impecável, podem ajudar a causar estresse. Ela recomenda não deixar os problemas pessoais interferir no nosso trabalho, e que é preciso estar sempre pronto para lidar com as constantes frustrações do dia-a-dia.

 

Autor: Assessoria de Imprensa FCV

Fonte: Assessoria de Imprensa FCV

Tags: estresse, psicóloga



Gazeta de Muriaé
HPMAIS